A Associação Pró-Desenvolvimento de Cocal do Sul e a CDL, realizaram na última quinta-feira (09), o 2º Fórum de Segurança Pública na cidade. O evento aconteceu durante a noite na sede da Câmara de Vereadores com a presença de lideranças políticas, entidades de classe e comerciantes da cidade. Com o tema “Plano de Segurança Municipal”, o coronel da Polícia Militar e consultor em segurança, Márcio José Cabral, falou sobre o assunto e apresentou soluções para o setor.
Durante a apresentação do tema, Cabral enalteceu a importância da criação de um Gabinete de Gestão Integrada, existente em diversas cidades do país e com dados positivos quanto ao aumento da segurança nestes locais. “Tem que ter a união com a iniciativa privada. É bom para as pessoas. O que vale é a comunidade estar segura. O importante é que as pessoas que vão fazer parte deste gabinete estejam ligadas, respeitando o espaço e importância de cada uma no processo de construção”, lembrou o coronel.
Junto ao gabinete, foi comentada ainda a possibilidade de criação da rede de segurança compartilhada. Este modelo se adequaria aos projetos no qual a cidade já é pioneira, como o Programa Segurança para Todos e o Cadastro de Aluguéis.
Segundo Cabral, a população ainda desconhece o funcionamento e a importância deles para combater a criminalidade. “Tendo uma rede compartilhada., o poder publico tem participação. Qual é a responsabilidade? Vigiar espaços públicos com vigilância privada de acordo com as leis de licitação. A intenção seria criar uma central de vídeo monitoramento, onde a empresa vencedora da licitação ofereça palestras para videomonitoramento. Oriente. A população tem que ser instruída e treinada o tempo todo”, lembrou.
O presidente da Aprodecs, Samir Issa, concordou. “A cidade possui bastante câmeras, mas não está tão treinada quanto a isso. Podemos montar uma estrutura para conscientizar a população”, defendeu. “Já temos a estrutura montada. É simplesmente implantar dentro deste sistema que já existe a vigilância compartilhada”, enalteceu o responsável pela Delegacia de Polícia Civil, Evandro Rodrigues.
“A nossa cidade está caminhando com uma grande união. O poder Executivo e o Legislativo querendo o melhor para o nosso muncípio. A CDL também é parceira das boas ideias”, lembrou o presidente da CDL, Valmício De Pieri.
Cabral debateu sobre segurança por cerca de 90 minutos, respondendo questionamentos e comentando assuntos pontuais da cidade.
O Gabinete de Gestão Integrada – GGI propõe reunir representantes de diversas entidades ligadas aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) entre outros, afim de combater problemas sociais que causam o aumento da criminalidade.
A expectativa é que o assunto continue sendo debatido nos próximos dias, junto ao Governo Municipal e Poder Legislativo de Cocal do Sul.
Veja mais fotos do Fórum
[soliloquy id="247933"]