O transporte ágil destes medicamentos foi possível por conta do trabalho em parceria entre o CBMSC, a Secretaria de Estado da Saúde e a Casa Civil, tendo em vista a utilização da Aeronave Carajá, do Governo do Estado.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU/SAMU), realizou o transporte de mil unidades de medicamentos (Esmeron e Ketamin) para a Secretaria de Estado da Saúde, neste sábado (18). Os insumos estavam em Campo de Marte, São Paulo, e foram trazidos para a capital catarinense. A operação contou com o apoio da Polícia Militar de São Paulo, e o voo teve três horas de duração total.
O transporte ágil destes medicamentos foi possível por conta do trabalho em parceria entre o CBMSC, a Secretaria de Estado da Saúde e a Casa Civil, tendo em vista a utilização da Aeronave Carajá, do Governo do Estado. Este avião oferece condições de transportar uma carga de até 450kg e pode atingir até 450 km por hora de velocidade.
O Comandante de Operações Aéreas da missão, 1º tenente Fábio Fraga, ressalta a importância da utilização da aeronave Carajá para o transporte. “A aeronave Carajá possibilita um voo seguro e ágil, reduzindo os custos de transporte em casos de necessidade, como nesta situação”, explica.
“Importante destacar todo o apoio do Ministério da Saúde e da rede DOR de hospitais, na doação desses medicamentos, bem como de todos os profissionais envolvidos na operação”, destacou Aldo Baptista Neto, secretário adjunto de Estado da Saúde.