Geral

Copobras lança a primeira linha de produtos EPS biodegradáveis do mundo

Produção Bandeja Bio

Foto: Stephanie Piava Pizzolatti / Comunicação Grupo Copobras

A sustentabilidade é um tema extremamente debatido nos dias atuais, estimulando o desenvolvimento de iniciativas que geram ganhos ao meio ambiente. No mercado de descartáveis, é fundamental que a inovação e a consciência ambiental caminhem juntas.

E é essa filosofia que norteia os negócio da Copobras. A líder nacional no mercado de descartáveis, com matriz em São Ludgero, lança com exclusividade na América do Sul um produto inovador e sustentável em todo seu ciclo de vida.

Bandeja Bio Copobras é a primeira bandeja EPS (também conhecido como XPS ou Isopor) do mundo biodegradável e 100% reciclável. “Somos o primeiro fabricante a nível mundial a fazer bandejas de EPS com essa tecnologia revolucionária ”, declara Mario Schlickmann, presidente do Grupo Copobras.

Durante o processo produtivo é adicionado o aditivo biodegradante Go Green P-Life, que deixa a bandeja completamente biodegradável. Além disso, faz com que ela se transforme em água, gás carbônico e biomassa, se descartada no meio ambiente. “Esse resultado é reflexo de uma composição exclusiva. Ela reduz o tempo de decomposição da Bandeja Bio para até 16 anos. Isso surpreende quando comparado ao tempo estimado de decomposição dos plásticos tradicionais”, pontua o gerente nacional de vendas EPS do Grupo Copobras, Luiz Carlos França.

A linha Bio é produzida exclusivamente na planta de São Ludgero.

O aditivo

O aditivo Go Green P-life é composto de ácidos graxos derivados do óleo de coco da palmeira, terras raras e lubrificantes. Ele é o primeiro e único biodegradante no mundo com certificado internacional. “O aditivo é aprovado para uso em contato com alimentos e possui vida útil de 2 anos. E as bandejas não necessitam de local especial para armazenamento”, explica França.

100% Recicláveis

Os produtos Bio podem e devem ser reciclados. No entanto, se descartados incorretamente no meio ambiente sofrerão o processo de degradação total em até 16 anos. As bandejas Bio devem ser descartadas com outros lixos plásticos e não deve ser descartada com os lixos úmidos/orgânicos.

“A filosofia ecológica da Copobras não para por aí. Possuímos uma parceria com cooperativas e uma empresa que faz a logística reversa dos EPS já utilizados para transformá-los em novos produtos. Essa parceria já atende grandes de supermercados e indústrias”, informa o diretor comercial do Grupo Copobras, Clóvis Cortesia.

O projeto “Fecha Ciclo” foi agraciado, em Chapecó, com Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2017, na categoria Preservação Ambiental. A iniciativa é desenvolvida desde o fim de 2016 e aproximadamente 1.000 kg de porta ovos são recolhidos mensalmente. As coletas são realizadas em cinco unidades da BRF. Esse número será ampliado para 10 até o fim deste ano.

Bandeja Bio

Foto: Stephanie Piava Pizzolatti

Redes de Supermercado

Grandes redes já começam a utilizar a Bandeja Bio Copobras substituindo as bandejas tradicionais. “O uso de bandejas biodegradáveis é muito mais que uma tendência, é uma realidade. A consciência ambiental é fundamental para a evolução do mercado de descartáveis em todo o mundo. A Copobras lidera esse processo”, observa França.

Os 100 produtos da linha Bio Copobras foram elaborados para atender supermercados, com tamanhos e cores que organizam e setorizam as gôndolas. “Bandejas brancas são indicadas para uso em padaria e frios, verdes para o hortifrúti, azuis para os pescados, pretas para cortes especiais de carne, rosa para suínos e caprinos e amarelas para frangos. Também fazem parte da linha Bio, as bandejas absorventes, nas cores branca, amarela e preta, ideais para cortes sem osso e que liberam mais líquido”, detalha o gerente nacional de vendas.

Solução completa

A tecnologia exclusiva Bio também esta preparada para atender aos frigoríficos. ” Além das bandejas, a Copobras possui filme poliolefínico biodegradável para envolve-las. Criando assim uma solução completamente biodegradável!”, anuncia o diretor comercial.

Custo

O mercado já disponibilizava algumas opções de bandeja ecológicas, como as fécula de mandioca e bagaço de cana de açúcar. Porém, o custo desses produtos era um impeditivo para a grande maioria dos supermercado.

“A bandeja Bio Copobras é uma grande inovação por um preço equilibrado, que causa um grande impacto nos negócios dos nossos clientes”, assinala França.

Importância da inovação e da sustentabilidade

No Grupo Copobras a sustentabilidade é praticada de forma ampla e comprometida com o futuro. A empresa promove um relacionamento sustentável com as comunidades em que está inserida e com seus stakeholders.

Além disso, atende às NBR ISO 9001:2008, NBR ISSO 14.001 e é uma das únicas empresas do Brasil certificadas pela NBR ISSO 22.000, norma de segurança alimentar que garante a procedência e higiene nas embalagens que ficam em contato com alimentos.

“Investimos em inovação sempre norteados pela nossa responsabilidade ambiental. O plástico simplificou a vida moderna, trouxe soluções para o dia a dia das pessoas e é preciso que seu descarte seja feito de forma correta. Para isso, investimos em conscientização. O nosso projeto ‘Fecha Ciclo’ é um exemplo disso. Mas, caso o produto seja descartado no meio ambiente, ele vira biomassa. É inovador, revolucionário e sustentável. Continuamos seguindo a filosofia do meu pai, Aloísio Schlickmann, de buscar enxergar o negócio sempre a frente”, conclui o presidente do grupo.

O Grupo Copobras

A Copobras é um das marcas do Grupo Copobras e líder do mercado de descartáveis no Brasil. Com 9 unidades de produção em 5 plantas industriais, estrategicamente posicionadas no território do país, atende com eficácia a grandes distribuidores, redes de supermercados, indústrias, hospitais e restaurantes.

A Copobras tem uma marca forte e reconhecida no mercado, sendo a mais lembrada no prêmio PPR e a preferida entre os supermercadistas da APAS.

Colaboração: Stéphanie Piava / Comunicação Grupo Copobras

Notícias Relacionadas

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans

Caça ilegal no interior de Orleans será debatida em live pelo Instagram nesta sexta-feira

A transmissão ocorrerá pelo perfil @orleansviva, a partir das 19 horas.

Evento Futuro Azul tem palestra da jornalista Sônia Bridi na Unisul de Tubarão