O objetivo da promoção, que reuniu cerca de 400 pessoas, foi conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e a saúde da mulher.
A sede da Coorsel ficou pequena para o grande número de mulheres que compareceu na noite dessa sexta-feira (18), quando foi realizada a Quarta Noite Rosa da Coorsel. O objetivo da promoção, que reuniu cerca de 400 pessoas, foi conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e a saúde da mulher.
Voltada para o público feminino, o evento foi aberto para associadas e funcionárias, tendo como palestrante o professor Renato de Oliveira, que abordou o tema: a importância da autoestima na vida da mulher.
“A depressão hoje é um dos principais problemas de saúde pública do Brasil, e uma das causas que leva as mulheres a depressão é a auto depreciação, por isso que viemos trabalhar este tema. Estamos aqui para mostrar que a principal conquista da vida delas é a conquista delas mesmo”, destacou Oliveira.
Todas as mulheres presentes puderam participar do sorteio de diferentes prêmios e ao final foi servido um delicioso coquetel.
O presidente da Coorsel, Ivanir Vitorassi, compareceu no evento e deixou sua mensagem ao grupo enaltecendo a felicidade ao ver tantas mulheres aderindo cada vez mais ao movimento e buscando cuidar da sua saúde. “Tantas mulheres reunidas nessa noite nos deixa muito feliz. Isso prova que vocês gostam de vocês. Porque quem se gosta, se cuida e gosta de aprender. O câncer tem atingido muitas pessoas, não podemos fechar os olhos e apenas esperar que isso nunca aconteça com a gente. É preciso mais que isso, é preciso estar atento e nos prevenir”, destacou Vitorassi.
Câncer de Mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos e quanto mais cedo o diagnóstico, melhores as chances de sucesso do tratamento.
Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.
Como Prevenir
De acordo com o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
– Praticar atividade física regularmente;
– Alimentar-se de forma saudável;
– Manter o peso corporal adequado;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Amamentar.
Outubro Rosa
Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.