Ao total, 85 participantes receberam seus diplomas durante a cerimônia, que contou com homenagens, jantar e música ao vivo
Emoção e alegria marcaram a cerimônia de formatura promovida pela Coorsel para coroar a conclusão da primeira edição dos programas Mulheres Cooperativistas e Jovens Cooperativistas Catarinenses. Ao total, formaram-se 43 mulheres e 42 jovens nas dependências do Centro de Eventos Terra Nostra, em Treze de Maio.
A cerimônia reuniu aproximadamente 250 pessoas e contou também com homenagens, jantar e música ao vivo. Da mesa de autoridades, fizeram parte o presidente da Coorsel, Ivanir Vitorassi; os instrutores dos cursos, Renato de Oliveira e Andreia Cunha; a vereadora e formanda Mirieli Giraldi Magagnin; e o diretor Fábio Carara, da Escola de Educação Básica (EEB) Monsenhor Bernardo Peters.
“Antes de fazer qualquer coisa, sempre me pergunto se isso vai ser realmente importante para os associados. Quando a resposta é positiva, nós não medimos esforços. Obrigado a cada participante que aceitou o convite. Com isso, a gente mostra mais uma vez que a cooperativa não é apenas distribuição de energia. Nós somos muito mais e atuamos também em prol da saúde, educação, esporte, lazer e causas sociais”, ressaltou o presidente Vitorassi.
A participante Elisabeth Gonçalves Perdoná, do Mulheres Cooperativistas, falou sobre a transformação gerada pelo programa. “Melhorou minha autoestima e fiz muitas amizades. Foi muito bom. Finalizamos agora, mas já estamos com saudade”, afirmou. Leonir Soares Bernardo conta que percebeu melhoras inclusive em sua saúde. “Me ajudou com a depressão, me deu autoestima. Antes, se eu tivesse que falar em público, eu começaria a chorar. Agora não mais. Agora é só alegria, eu amei. Se pudesse entrar novamente, faria tudo de novo”.
Com os jovens, os sentimentos são os mesmos, como relata João Antônio Rocha de Pieri. “O João Antônio de antes e depois do programa são duas pessoas diferentes. Eu me tornei alguém melhor. Eu não me conseguia compreender meus sentimentos e as pessoas como hoje. É por isso que eu só tenha a agradecer”, disse ele. Luana Rosa Cardoso também deixou seu depoimento. “Este programa nos proporcionou muita segurança e alegria. Eu só tenho a agradecer por terem nos dado um voto de confiança e nos dado voz, e por se preocuparem tanto com nosso futuro”.
Entenda como funciona
Os programas têm como público-alvo jovens e mulheres porque a Coorsel acredita que eles devem ocupar mais espaços de liderança em nossa sociedade. Para que isso aconteça, investiu em um programa de desenvolvimento, para que cada participante alcance todo o seu potencial em cada âmbito de sua vida, seja pessoal, profissional, social e, até mesmo, dentro do cooperativismo. Esta foi apenas a primeira edição de cada programa.
Os encontros ocorrem de forma quinzenal no auditório da Coorsel e tudo é disponibilizado gratuitamente pela cooperativa. Além do conteúdo programático, é oferecida a alimentação e também todo material necessário, incluindo apostila, mochila, caderno, agenda, caneta e camiseta, bem como a realização da formatura. Para receber o certificado, os alunos precisaram ter mais de 80% de frequência. Os interessados em participar podem deixar seu nome e contato na Coorsel. A iniciativa é fruto de parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Sescoop/SC).