O Supervisório da Rede Elétrica conta com vários equipamentos tecnológicos
A Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural conta com um Supervisório da Rede Elétrica que contribui com o monitoramento de todo o sistema elétrico. Para isso, a Cooperativa utiliza equipamentos como o diagrama unifilar, os religadores automáticos, os reguladores de tensão, além de conseguir verificar os clientes do grupo A e as medições de suprimento.
Confira como cada equipamento contribui para uma ótima prestação de serviço aos associados da Coorsel:
- Religadores telecomandados: dá acesso em tempo real as grandezas elétricas (tensão, corrente, potências), além de contar com comandos à distância de fechar e abrir, entre outros. São equipamentos inteligentes, que detectam um problema na rede e abrem. Sendo um defeito transitório, ele religa automático. Persistindo o defeito, reabre e permanece aberto. Tudo isso o operador do COD consegue visualizar no Supervisório e tomar as decisões.
- Regulador de tensão: a Coosel tem quatro instalados na rede elétrica, mas somente um com acesso à distância. Conseguimos visualizar as grandezas elétricas de entrada e saída, além da possibilidade de ajustar pelo computador a tensão de saída.
- Clientes do Grupo A: são grandes consumidores, classificados no Grupo A, onde pagam energia (kWh) e demanda (kW), onde a demanda precisa ser contratada. Temos um total de 27 ativos, ao qual todos têm telemedição à distância, sendo monitorados 24 horas. Alguns desses consumidores colocamos no Supervisório para visualizar as grandezas elétricas, principalmente a tensão que está sendo entregue e se está ou não adequada.
Com esses equipamentos, a Coorsel pode conseguir várias informações importantes, pois tem acesso ao valor da tensão no suprimento (onde se compra), acesso a esses valores no meio do trecho e também em algumas situações, no final da rede elétrica. Para melhorar ainda mais o Supervisório, a Cooperativa também implementou a visualização das grandezas elétricas nos pontos de suprimento. Assim é possível visualizar a potência ativa, reativa, tensões das fases A, B, C e correntes nas fases A, B, C no início dos quatro alimentadores.