Por meio do cooperativismo, a Coorsel se propõe a ir além da distribuição de energia elétrica. O bem-estar dos associados e o desenvolvimento das comunidades em que atua são as forças que movem a cooperativa de eletrificação rural, fundada há 56 anos, em 1961.
É por isso que, neste dia 7 de julho, celebrado o Dia Internacional das Cooperativas, os mais de 11 mil associados dos quatro municípios contemplados com os serviços da Coorsel (Treze de Maio, Orleans, Pedras Grandes e Tubarão) têm muito a comemorar.
“Eu, como o gestor da cooperativa, busco oferecer condições igualitárias a todos os associados, do menor ao maior consumidor. Sempre digo que o cooperativismo muda a vida das pessoas. Como o próprio nome diz, é um ato de cooperar, é a união de pessoas em busca de um objetivo, que traz resultados muito positivos”, afirmou o presidente da Coorsel, Ivanir Vitorassi.
Para isso, investimentos em prol das comunidades são constantes. Conforme Vitorassi, além da distribuição de energia elétrica segura e de qualidade, serviços são realizados nas propriedades dos associados e também nas localidades em que vivem, dando todo suporte necessário com o intuito de minimizar custos.
“Entre os serviços que proporcionamos, estão: melhoria de carga sem que haja investimento por parte do associado; ceder o caminhão para levantar tesoura para construção de galpão; fazer buraco para colocação do esteio; levantar paletes de telha; lavagem de igreja e instalação de salão paroquial para as comunidades; e entre muitas atividades. Tudo isso para estreitar a relação dos nossos associados e realmente diminuir seus gastos e fazer com que seus eventos e empreendimentos sejam mais lucrativos, contribuindo para o desenvolvimento local”, explicou.
Grupos de Mães
Entretanto, o potencial de atuação da cooperativa no campo da responsabilidade social não para por aí.
Na região de Tubarão e Treze de Maio, a Coorsel conta ainda com nove Grupos de Mães, que envolve um total de 180 mulheres. Entre as atividades por elas realizadas, está a pintura em MDF, pintura de caixinhas, patchwork e corte e costura.
A prática do artesanato pode proporcionar muitos benefícios para as mulheres, servindo como ferramenta de integração, oportunidade de renda extra, novos conhecimento adquiridos e até o descobrimento de uma vocação artística.
“Duas monitoras prestam toda a orientação necessária. Este é um projeto do qual nos orgulhamos muito, pois é um trabalho comunitário que funciona muito bem. Temos vontade, inclusive, de ampliá-lo e traze-lo para a comunidade de Orleans. A verba está disponível. Caso haja interesse, basta que nos procurem”, informou o presidente.
Copa Coorsel de Bocha
A cooperativa promove também jogos da Copa Coorsel de Bocha, que abrange os municípios de Treze de Maio, Pedras Grandes, Tubarão e Orleans. O campeonato visa resgatar o esporte tradicional e proporcionar momentos de lazer e integração.
“Neste ano, o campeonato está em andamento e conta com mais de 30 equipes com sete integrantes, totalizando 210 pessoas envolvidas. No fim do ano, haverá premiação e jantar gratuito para os jogadores de bocha e suas esposas. É mais uma maneira de fazer algo a mais por nossos associados que nos proporcionam tanta alegria e demonstram tanta satisfação com nossos trabalhos”, ressaltou Vitorassi.
Campanha do Agasalho
Pelo terceiro ano consecutivo, foi realizada a Campanha do Agasalho, que, a cada edição, reúne um grande volume de doação de itens que são distribuídas a pessoas necessitadas e entidades da região. “Através desta ação, percebemos que o cooperativismo tem realmente o poder de sensibilizar, mobilizar e unir esforços em ações voluntárias com o intuito de fazer o bem e a diferença na vida de quem precisa”, observou o presidente da Coorsel.
Atendimento médico gratuito
Outra ação que foi recebida com grande entusiasmo por parte dos associados foi o atendimento médico gratuito, disponibilizado em Orleans duas vezes ao mês, beneficiando 40 pessoas mensalmente.
“Muitas vezes nosso associado sai do interior para consultar um médico e não consegue, tendo que voltar outro dia. Hoje, os custos são altos, principalmente com combustível, além de terem que perder tempo de serviço”, pontuou.
“Este é um sonho que tenho desde que eu assumi a presidência. Infelizmente, havia muitas coisas a serem feitas antes. Então, primeiro organizamos a cooperativa no que diz questão à parte técnica, de rede, frota e capacitação de pessoal e, depois de tudo concluído, passamos a oferecer algo a mais”, completou.
Melhorias na distribuição de energia
Além de todos os serviços prestados, a equipe Coorsel se mantém focada em sua missão: distribuir energia elétrica com eficiência a todos os consumidores. Por isso, uma importante obra, que beneficia os moradores do trecho que vai da comunidade do Rio Novo até a localidade de Boa Vista, em Orleans, tem sido realizada com investimento própria no valor de R$ 162 mil.
“A obra de reforma do alimentador foi dividida em três etapas. A primeira, da Ponte Preta até Rio Laranjeiras. A segunda, do Rio Laranjeiras até próximo à entrada de Boa Vista. E a terceira, que será iniciada na próxima semana, irá da ponte que dá acesso ao Rio Laranjeiras até a propriedade do senhor Nazareno Vieira. Com isso, até as próximas duas semanas, no máximo, estará com o alimentador totalmente concluído até a comunidade de Boa Vista”, detalhou.
Além disso, há um projeto para o próximo ano, que vai da comunidade de Rio Laranjeiras até Brusque, com orçamento de mais de R$ 500 mil. “Estamos nos planejando e juntando dinheiro em caixa para que seja uma realidade em nossa próxima gestão, caso venhamos a assumi-la. Por isso, esperamos que as pessoas continuem depositando confiança em nossos trabalhos, para darmos sequência aos nossos projetos”.
Segundo o presidente, a cada obra executada existe a preocupação com o uso consciente dos recursos disponíveis. “É por isso que buscamos utilizar apenas recurso próprio. Desde o início da minha gestão, sempre fui contrário a contrair empréstimo e pagar juros. Acredito que quem paga juros rasga dinheiro. Não gosto de rasgar o meu dinheiro e, muito menos, o do associado. Então nos organizamos, criamos um caixa e pegamos desconto com os pagamentos à vista”.
A inspiração vem da comunidade ao seu entorno
Conforme o presidente Ivanir Vitorassi, são os moradores da região inspiram a Coorsel a ir constantemente em busca do aperfeiçoamento. “Não podemos nos dar por satisfeitos. Temos que sempre procurar oferecer cada vez mais benefícios aos nossos associados para não pararmos no tempo. São eles que nos motivam a ir à procura de novos desafios, pois é no povo batalhador da nossa região que nos espelhamos”, declarou.