A solenidade de posse dos coordenadores e vice-coordenadores de cursos da Unisul ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), no auditório do Parque Ambiental da Tractebel, em Capivari de Baixo.
Para o reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, tão importante quanto foi delinear o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, e traçar rumos e reafirmar convicções, foi iniciar um processo de escolha dos futuros líderes. “Todo processo de mudança é salutar para a instituição, pois, energias e esperanças são renovadas, e isso também renova a capacidade de ação frente aos desafios. Por ter equipes preparadas e coordenadores que renovam mandatos para dinamizar novamente as suas atividades, minha convicção é de que a Unisul realiza este processo com muita tranquilidade. Todo momento de afirmação destes compromissos é motivo de muita alegria, energia e movimento positivo para a universidade”, destaca o reitor.
O vice-reitor, e reitor eleito para a gestão 2017/2023, Mauri Luiz Heerdt agradeceu os que trabalharam como coordenadores nos últimos anos e a comissão que coordenou o processo eleitoral, pela doação de tempo e competência para a credibilidade e legitimidade dos eleitos “É essencial que nos importemos com o que está acontecendo ao nosso redor e conosco mesmos, este é um valor institucional irrevogável. Para sintetizar o compromisso assumido, gostaria que todos refletissem sobre a palavra perenidade. Perenidade pode ter o sentido daquilo que não termina, daquilo que dura muito tempo e daquilo que não se interrompe, por isso, é sinônimo de perpetuidade, resistência, longevidade, constância e resiliência. Estas são as características arduamente perseguidas pelas melhores organizações. Ser perene é permanecer vivo com projetos, culturas, atitudes, valores, exemplos, transformações de pessoas, lugares, processos, produtos e metodologias. De modo que atendam as expectativas de quem é parte da organização e dos contextos impactados por ela, no caso da Unisul, professores, estudantes, técnicos, gestores, famílias, comunidades, empresas, enfim, as pessoas e os lugares que fazem parte da nossa vida”, ressalta o professor Mauri.
Posse dos coordenadores: visão dos Diretores dos Campi
“É fundamental para universidade o trabalho, a dedicação, a atuação, a entrega e a compreensão dos coordenadores para estar cada vez mais consolidando e solidificando os projetos estratégicos da instituição”, aponta o diretor do campus Tubarão, Heitor Wensing Júnior.
“A função do coordenador é um elo muito importante para a universidade porque são eles que sustentam o projeto pedagógico. Eles tem uma missão muito importante na coordenação de pessoas, pois, articulam a visão do profissional que formam e informam com a gerência, um elo vital”, destaca o diretor do campus Grande Florianópolis, Hércules Nunes de Araújo.
“Entendo que toda a universidade precisa trabalhar em prol dos coordenadores, porque eles são a linha de frente, eles que levam os valores da Unisul adiante, é o grupo que cuida prioritariamente da parte de ensino, pesquisa e extensão. Este movimento de renovação é de extrema importância porque impulsiona os setores que tem responsabilidade junto aos alunos e professores, um universo de quase trinta mil pessoas, entre docentes e discentes”, afirma o diretor do campus Unisul Virtual, Fabiano Ceretta.
Colaboração: Cilene Macedo / Comunicação Unisul