A Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado – Cooperja recebeu moção da aplauso da Câmara de Vereadores de Criciúma pela realização do projeto montagem e circulação do espetáculo do Grupo Cirquinho do Revirado, "Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema". O ato de homenagem aconteceu hoje pela manhã na praça Nereu Ramos, antes da apresentação especial da peça.
A moção é uma iniciativa do vereador José Carlos Mello, que elogiou ação. “Temos que incentivar iniciativas culturais e educacionais. Por isso a Cooperja está se parabéns”, disse o vereador e discurso. O presidente da Câmara, vereador Ricardo Fabris, lembrou que o grupo de teatro vem levando o nome da cidade de Criciúma pelo país, e o reconhecimento é sempre importante, assim como reconhecimento da iniciativa da cooperativa em apoia a cultura.
Para o ator e que nesse espetáculo faz a direção, Reveraldo Joaquim, é louvável a iniciativa da Cooperja e muito importante o reconhecimento do poder público. "É muito legal saber que uma empresa investiu num projeto de educação e na conscientização do cidadão pela arte. Estamos muito felizes com a realização deste projeto. A Cooperja quando propõe este tipo de projeto, inova. Agindo de fato na construção de uma sociedade mais saudável e mais culta. Uma forma de apostar na transformação tendo como meta e preocupação o bem estar das crianças e adolescentes”, declara Reveraldo.
A peça que já circulou por 25 municípios da AMREC e da AMESC e ainda será apresentado no Teatro Elias Angeloni, no dia 17 em Criciúma, e os municípios de Arroio do Silva e Forquilhinha receberam o espetáculo dia 15 e 16, respectivamente. A peça faz parte do projeto Semeador Cultural que percorrerá no total 28 municípios do sul de Santa Catarina, nesta primeira etapa.
Municípios por onde o espetáculo já passou – Jacinto Machado, Siderópolis, Turvo, Ermo, Balneário Rincão, Urussanga, Cocal do Sul, Orleans, Araranguá, Timbé do Sul, Morro da Fumaça, Içara, Lauro Muller, Passo de Torres, Morro Grande, Praia Grande, Meleiro, Maracajá, Balneário Gaivota, Nova Veneza, São João do Sul, Treviso, Santa Rosa do Sul, Sombrio e Tubarão.
Sinopse
Uma sequência de mortes assombra uma cidade. O "colapso no sistema" é visível e ameaçador. Neste universo híbrido onde o mais difícil é descobrir o verdadeiro vilão, os detetives Caçarola (Arroz) e Feijão, buscam incansavelmente o grande responsável por tantas perdas. Com músicas, bonecos e elementos cenográficos, os atores mostram de uma forma muito divertida "o universo dentro de mim" e a nossa responsabilidade por este corpo, que não é uma máquina, é um universo cheio de vidas querendo ser bem tratado (nutridas).
Com informações de Antonio Rozeng
[soliloquy id=”143408″]