Educação

Coopercocal nas Escolas pode ampliar projeto na região; Veja vídeo

Convite foi realizado nesta semana à direção da cooperativa durante implantação do projeto em escolas de Urussanga.

O projeto “Coopercocal nas Escolas” atendeu centenas de crianças desde o seu lançamento na rede de ensino pública e particular de cidades de abrangência da Coopertiva Energética Cocal, a Coopercocal.

A iniciativa visa conscientizar os estudantes sobre o uso consciente da energia elétrica em casa. Na semana passada, a equipe do projeto apresentou a palestra “Conscientizando cidadão para o futuro” para as escolas do Rio Caeté (27) e Rio América (30) em Urussanga.

“Pediram para atender outras escolas. O pedido partiu das comunidades do Centro (Escola Barão do Rio Branco) e Nova Itália. Fica fora da área de abrangência da cooperativa, mas estamos estudando em oferecer o projeto a estas instituições também. É um projeto global. Temos que economizar energia. Está sendo um sucesso”, afirma o presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Mello, o Belha.

Ontem (04) e hoje (05) foi a vez dos estudantes da Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol. Alunos da educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental ficaram atentos a palestra, ao teatro e durante a presença do mascote do projeto, o Benjamin. “Lá em casa, economizamos energia. Vou falar de novo para os meus pais. Adorei o teatro. Muito divertido”, conta Emily Garcia, de 8 anos de idade e estudante do 2º ano.

Após a apresentação da palestra, os estudantes recebem um kit com pasta escolar, caderno com atividades educativas, caneta, lápis, borracha, régua e adesivos com dicas de economia. Além disso, após as atividades foi servido um delicioso lanchinho com suco e bolo integrais, totalmente saudáveis às crianças.

“Atualmente este público acaba deixando TV´s, luzes e outros objetos que dependem de energia ligados quando não são usados. Muito importante esta iniciativa e tenho certeza que serão crianças mais conscientes quanto ao consumo”, destaca a professora do 2º ano, Neide Terezinha Semprebom Neves.

Ao final do projeto, os estudantes participarão de um grande concurso sobre o que aprenderam sobre o tema. “Iremos fazer um concurso de desenho, para as crianças de sete e oito anos, e de redação para aqueles que tem de nove a onze anos, sempre visando o tema que aprenderam durante a nossa visita”, declara a coordenadora do projeto Elizete Fritzen. O aluno vencedor irá ganhar um prêmio e dará a oportunidade de a Escola também receber um prêmio de acordo com sua a necessidade.

O projeto faz parte do PEE (Programa de Eficiência Energética), lançado oficialmente em agosto. As apresentações que acontecem de manhã e à tarde tiveram início no mês de setembro e vai até o final do mês de outubro. Ao todo 19 escolas serão visitadas atingindo até 2,3 mil alunos.

 

[soliloquy id=”194003″]