Criar uma cooperativa de costureiras em Lauro Müller. É este o objetivo de um grupo de mulheres do município que tem estudado a ideia de se unir para somar forças e juntas iniciarem a confecção de roupas de forma profissional. Atualmente 20 mulheres fazem parte do grupo que vem discutindo o projeto de criação da cooperativa.
De acordo com uma das integrantes do grupo, Conceição da Silva Pacheco, a ideia surgiu depois de terem participado do curso de corte e costura do Senar, promovido no município de Lauro Müller em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
“Estamos empolgadas com esta ideia. Acreditamos que se nos mantivermos unidas não iremos fracassar. Vamos nos dar as mãos para seguir adiante. Estamos contando com o importante apoio do Governo do Município e do Sebrae, que têm nos incentivado”, destacou Conceição, acrescentando que a ideia a princípio seria iniciar com a confecção de uniformes para empresas.
Na última quarta-feira (27) o grupo esteve reunido no auditório do Paço Municipal, onde discutiram questões relacionadas ao registro de Microempreendedor Individual. O consultor do Sebrae, Altair Lucinio Fiamoncini, abordou outros assuntos a cerca do cooperativismo, como a importância de se tomar decisão em conjunto, e o planejamento, que sempre deverá ser seguido.
A iniciativa tem sido apoiada pelo Governo do Município, por meio da pasta de Desenvolvimento Econômico. De acordo com o secretário de Agricultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Eliandro Bett Giongo, a ideia é louvável e estamos dispostos a contribuir para que saia do papel. Uma viagem será realizada no mês de junho para que o grupo conheça uma cooperativa do mesmo segmento em Itajaí.
“Isso é o resultado do trabalho que temos feito no município, em buscar despertar o espírito empreendedor de nossa população. São muitas iniciativas do Governo do Município em prol do desenvolvimento econômico e que em tão pouco tempo já começamos a ver resultado. Só temos a parabenizar esse grupo e oferecer todo suporte para esse grupo de mulheres”, registrou Eliandro.
Colaboração: Ascom PMLM