Saúde

Convênio renovado garante exames de DNA gratuitos por mais 6 meses em Santa Catarina

A realização dos exames de DNA é feita pelo Laboratório de Análises Genéticas da Udesc, em Lages.

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça, Ministério Público, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Santa Catarina e Instituto Paternidade Responsável (IPR) renovaram neste início do ano, por mais seis meses, convênio que garante a realização dos exames de DNA para o reconhecimento de paternidade nos procedimentos administrativos e judiciais em que fique comprovada a hipossuficiência de recursos das partes. Todas as comarcas do Estado estão cobertas pelo programa para a coleta de material genético e para a realização dos exames, nos termos do procedimento instituído pela Resolução n. 03/2007- GP/CGJ.

A realização dos exames de DNA é feita pelo Laboratório de Análises Genéticas da Udesc, em Lages. Após o fim do recesso e o retorno ao trabalho normal, os envelopes para análise começaram a chegar, oriundos de diversas comarcas do Estado. Além do DNA gratuito, também podem ser realizados exames pagos, em escolha afeta às partes. O valor do exame varia entre R$ 400 e R$ 500, dependendo do laboratório. O laboratório do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, é o único do estado que atende gratuitamente. A presidente do IPR, Rosane Wiggers, comemorou a renovação do convênio, cuja validade se estende até 30 de julho deste ano (com informações do jornalista Marciano Corrêa – Assessoria de Imprensa IPR).

Colaboração: Comunicação TJSC

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.