Geral

Contrato com empresa que faz obra de acesso ao Farol de Santa Marta pode ser rescindido

Foto: Reinaldo Langer Jaeger/Divulgação/Notisul

Foto: Reinaldo Langer Jaeger/Divulgação/Notisul

Uma nova reviravolta pode ocorrer em torno da pavimentação do acesso ao Farol de Santa Marta, em Laguna. Com a lentidão da obra, cogita-se rescindir o contrato com a empresa A. Mendes, que coloca os paralelepípedos, e lançar uma nova licitação para que o trecho de 2,2 quilômetros receba asfalto.

A informação é do prefeito Everaldo dos Santos (PMDB), que revela já ter recebido o aval do governador Raimundo Colombo (PSD) e do vice Eduardo Moreira (PMDB). “Falta apenas a licença ambiental da Fatma. Ou paralisa a obra e faz o recapeamento asfáltico geral ou conclui e coloca o asfalto em cima dos paralelepípedos”, relata.

A A. Mendes venceu a licitação em 2010, com a proposta de R$ 2.770.115,66, e a ordem de serviço foi assinada em setembro de 2013, quando o trecho de asfalto da SC-100, entre o Balneário Camacho, em Jaguaruna, e a balsa já estava quase concluído.

“No meu ponto de vista, é fácil resolver a situação, basta romper o contrato, porque já passou muito o prazo em que deveria ter sido concluída”, acrescenta o prefeito.

A definição pelos paralelepípedos ocorreu com argumentos ambientalistas, mas depois a própria comunidade pediu a mudança para asfalto. Em outubro do ano passado, uma manifestação chegou a ocorrer para pedir a alteração e a retomada dos trabalhos, que estavam paralisados.

Everaldo garante que, assim que forem resolvidas estas questões, toma providências quanto à contenção das dunas, uma preocupação constante de quem usa a estrada. “A partir do momento do desfecho, a prefeitura faz a sua parte, com o plantio de pés de butiá, levados da comunidade de Barbacena”, salienta.

SC-100

A SC-100 é um dos trechos integrantes de um projeto muito antigo do governo do estado: a efetivação da chamada rodovia Interpraias. Visa interligar o litoral sul catarinense por uma rodovia turística, entre Laguna e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. O projeto foi dividido em cinco lotes. O primeiro a ficar pronto foi o trecho 4: a estrada do Camacho, cuja inauguração ocorreu em outubro de 2009. O segundo foi a parte referente a Laguna (trecho 5), em abril de 2014. Os três primeiros lotes não têm previsão de quando serão feitos.

Com informações do Jornal Notisul