Os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS de Sombrio contam com uma facilidade para agendarem suas consultas nas Unidades Básicas de Saúde de todo o município. O agendamento de consultas pelo WhatsApp foi instituído durante a pandemia da Covid 19 e facilitou a rotina dos sombrienses que necessitam de atendimento na atenção básica.
O Secretário de Saúde de Sombrio, Cleiton Daboit, comemora a satisfação da população com esta facilidade tecnológica, da qual praticamente todos têm acesso. “Hoje, são 33 mil sombrienses atendidos pelo SUS. A gente sempre teve uma preocupação em atender melhor a população e o agendamento de consultas via whats veio para facilitar a rotina do cidadão que necessita de atendimento médico”.
Cleiton explica que cada uma das nove unidades de saúde do município tem um horário de atendimento via WhatsApp. Para agilizar o atendimento, o paciente deve enviar seu nome completo, o motivo da consulta e a data de nascimento. Além das consultas agendadas.
A medida gerou agilidade nos atendimentos e mais conforto aos pacientes. Em contrapartida, percebeu-se um grande número de faltosos nas consultas e exames. “Quando o paciente falta a uma consulta, ele acarreta um prejuízo para o município. O profissional de saúde que está sendo remunerado para atender à população, acaba não atendendo. Isto gera filas no sistema”, declara Cleiton.
Pelo whats também é possível ter informações sobre vacinas, resultados de exame preventivo, agendar pediatra, odontologista, requerer informações sobre Tratamento Fora do Domicílio e outros serviços, na palma da mão.