Geral

Consolidada como a maior feira do agronegócio de SC, AgroPonte encerra com recorde de público e negócios

Mais de 85 mil pessoas passaram pela 12ª edição em cinco dias

Foto: Vinícius A. Fabricio Ludwig/Traquejo Comunicação

A 12ª edição da AgroPonte encerrou neste domingo, dia 20, com recorde de vendas, público e consolidada como a maior feira do agronegócio do Estado, envolvendo os setores de agropecuária, agricultura familiar, indústrias e tecnologia. Foram cinco dias de evento em Criciúma, reunindo 280 expositores de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

Neste ano, a feira contou com mais de 30 mil metros quadrados, oportunizando receber mais expositores e com mais espaço aos visitantes. “Nossa missão sempre foi trazer ao público novidades dos setores envolvidos no evento. Nossa feira está consolidada em Santa Catarina, justamente por todo ano apresentarmos produtos e máquinas e oferecermos uma experiência agradável aos visitantes. Em 2023, o sucesso foi absoluto e foram mais de 85 mil visitantes nos cinco dias de AgroPonte. Esse número nos enche de orgulho e nos motiva a continuar trabalhando para que na 13ª edição tenhamos ainda mais sucesso”, comenta a diretora comercial da NossaCasa Feiras e Eventos e organizadora da AgroPonte, Jaqueline Backes.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

A AgroPonte contou com a presença, pela primeira vez, do Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC), que possui 25 empresas associadas. A feira foi avaliada como positiva pelo presidente da instituição, Walmir Rampinelli. “No cenário agrícola brasileiro, poucos produtos são tão marcantes e essenciais quanto o arroz. Durante os cinco dias, conseguimos fortalecer laços, intensificar o conhecimento da população sobre o grão e, acima de tudo, ressaltar a relação entre este ramo do agronegócio e o setor econômico”, frisa.

A feira recebeu ainda bovinos puro de origem (PO) e puro por cruza (PC) de inúmeras raças, suínos, equinos, ovinos, caprinos, abelhas sem ferrão, coelhos e peixes. O público teve acesso a 40 cooperativas da agricultura familiar, indústrias, revendas e concessionárias de máquinas, tratores, colheitadeiras, equipamentos, ferramentas, tecnologias e insumos para a produção no agronegócio, agricultura e pecuária.

“É um momento histórico para Santa Catarina. Com certeza, foi a maior AgroPonte que já realizamos e isso nos traz mais responsabilidade para os próximos anos. Recebemos muitos animais e todos com um controle de qualidade rígido e, claro, com muita qualidade. Estamos satisfeitos com o resultado da feira, mas o trabalho não encerra neste domingo. Nas próximas semanas estaremos visitando e conversando com os expositores para que possamos estreitar laços e sempre melhorarmos os próximos eventos”, afirma o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e idealizador da AgroPonte, Willi Backes.

Julgamento da Raça Bovina Brahman

Durante a feira AgroPonte aconteceu o julgamento da Raça Bovina Brahman, com o julgador Dr. Roberto Vilhena Vieira, da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Os vencedores foram Cabanha Bez Batti (Grande Campeão Raça Brahman) e Cabanha Talismã (Grande Campeã Raça Brahman). “É um momento muito especial para a feira e ainda mais por receber o doutor Roberto como julgador. Ele é especialista e referência em todo país no julgamento de Raça Bovina Brahman. Foi muito especial e tivemos animais de muita qualidade na arena”, observa Backes.

Grandes negócios fechados

Com grandes máquinas e diversos produtos agrícolas, o Grupo Olim foi um dos expositores que encerrou o evento satisfeito com os resultados obtidos durante a AgroPonte. “A feira foi excelente e uma das melhores que já participamos até hoje. Superamos as expectativas. Saíram muitas vendas e levantamos muitos negócios. O Grupo Olim participa há anos da feira e já estamos confirmados para o próximo ano. Neste ano, o público foi assertivo, ou seja, vieram clientes mesmo para fechar negócio. Uma feira que fechamos muitos negócios e também levantamos clientes para negociarmos durante a semana”, garante Carlos Eduardo Serafim, coordenador de marketing do Grupo Olim.

O proprietário das marcas Bananitta e Frutto Della Terra, Jefferson Castanhetti Dagostim, afirmou que a 12ª edição da AgroPonte foi a melhor dos últimos anos. “As expectativas foram superadas e foi uma feira muito boa. Acredito que tenha sido a melhor dos últimos anos. No sábado, precisamos sair do evento e ir para casa para produzir e voltar no domingo, pois os produtos acabaram. Estamos com uma expectativa muito boa para o ano que vem. A AgroPonte é uma vitrine para os pequenos agricultores e consegue alavancar os negócios. Foi um excelente evento”, destaca.

Maria Regina Romagna Pasetto é presidente da Cooperativa de Produção Agroindustrial de Nova Veneza (Coofanove) e participa da AgroPonte desde sua primeira edição. “Foi um sucesso total para a cooperativa. Estivemos presentes com todos os sócios e só temos que agradecer à organização. Foi uma edição extraordinária de vendas e organização”, conta.

Visita do Secretário de Estado da Agricultura de Santa Catarina

O secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Valdir Colatto, visitou a AgroPonte neste domingo e se impressionou com a estrutura e grandeza da feira. “Fiquei surpreso com a diversidade dos produtos expostos na AgroPonte. É uma feira fantástica e que devemos promover, incentivar e ajudar. O Estado tem obrigação de que esse trabalho seja ampliado e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) está trabalhando e ajudando os agricultores ao lado da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Queremos também envolver a Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (CEASA/SC) e isso é uma vitrine para Santa Catarina e o mundo. A AgroPonte faz um papel fundamental com qualidade, organização e é isso que precisamos para expor o que produzimos em Santa Catarina. Precisamos criar nichos de mercado e precisamos mostrar que a produção e o trabalho feito no Estado é diferenciado”, ressalta.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

AgroPonte 2024

Com o sucesso deste ano, a 13ª edição da AgroPonte já tem data marcada para acontecer em 2024. “A feira deste ano foi um sucesso absoluto. Agora vamos trabalhar para que a do próximo ano seja ainda melhor. Conversando com os expositores durante o evento, já recebemos feedbacks positivos. Sabemos que a AgroPonte mexe muito com a economia catarinense, porém ainda não conseguimos falar em valores”, explica Jaqueline. “Em 2024, a AgroPonte acontece de 14 a 18 de agosto. Nesta segunda-feira já iniciamos a organização da 13ª edição da feira”, pontua.

Notícias Relacionadas

Comodidade e economia: empresa de Orleans oferece serviço “delivery” no comércio de baterias

Há 46 anos, VR Baterias atende toda linha automotiva, agrícola e de transporte de cargas com economia de até 30% na compra de baterias Helux, marca própria.

AgroPonte 2018: Turismo rural integra comunidade com a natureza no Sul catarinense

Na 8ª edição AgroPonte serão apresentadas as novidades do Rotas do Aguaí, o principal roteiro deste segmento na região.

Cresce procura por implementos agrícolas na Auriverde de Lauro Müller

Distribuidores de adubo, ureia e sementes têm sido buscados para o plantio de milho e outras culturas neste fim de ano, na unidade da cooperativa.

Agronegócio responde por 72% das exportações catarinenses no primeiro semestre de 2020

O agronegócio segue como uma das grandes forças que movem a economia de Santa Catarina.