Em breve será lançado o edital de chamada pública para participação do fórum municipal para escolha dos representantes da sociedade civil do conselho.
O dia 21 de março é lembrado como o Dia Internacional da Síndrome de Down. Em Braço do Norte, a data marcou uma nova etapa na Secretaria de Assistência Social: a consolidação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped).
De acordo com o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, que participou da reunião da comissão que criará a diretoria, o município precisa trabalhar, cada vez mais, a inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. “A efetivação do conselho é o primeiro passo para que possamos ouvir as necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Também é o caminho para que seja realizado um planejamento de ações e, então, a execução destas ações”, comentou.
Beto lembrou que um conselho ativo é uma das premissas da administração municipal. “Estamos há muito tempo conversando com os voluntários da Asesspp Paralímpica – Associação Esportiva e Paradesportiva de Braço do Norte e entendemos a necessidade de inclusão”.
O prefeito comentou ainda, durante a reunião com representantes de entidades, que a Secretaria de Assistência Social terá, assim que necessário, uma pessoal responsável pelo Departamento de Inclusão das Pessoas com Necessidades, criado na reforma administrativa. “Este é um passo muito importante para todos nós. Sabemos que ainda temos muito o que fazer nas questões de inclusão e acessibilidade, mas estamos no caminho certo”, finalizou.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Gisely Perin Meurer, uma das metas do conselho é a realização, ainda este ano, da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Também queremos efetivar nossa participação em colegiados estaduais e federais”, completou. Ela também agradeceu a participação da equipe técnica da Assistência Social, dos representantes dos órgãos públicos e de entidades.
Conforme Gisely, em breve será lançado o edital de chamada pública para participação do fórum municipal para escolha dos representantes da sociedade civil do conselho. “Este edital será elaborado pela comissão eleitoral que foi escolhida na reunião de hoje para organização de todo processo de eleição para a mesa diretora”, concluiu.
Colaboração: Suham Dellatorre – Assessora de Comunicação da Prefeitura de Braço do Norte