A unidade de conservação pode ser extinta, caso seja aprovada a criação de um Parque Municipal. A decisão caberá, neste momento, aos 33 conselheiros.
Membros do Conselho da Cidade de Lauro Müller decidem na noite desta terça-feira (20), o futuro do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro.A unidade de conservação pode ser extinta, caso seja aprovada a criação de um Parque Municipal. A decisão caberá, neste momento, aos 33 conselheiros e, logo após, à Câmara de Vereadores.
Atualmente, o Ecomuseu abrange toda a área da Serra do Rio do Rastro e demais propriedades de Lauro Müller, próximas ao Parque Nacional de São Joaquim, que também passa por ampliações.
A discussão se intensificou no ano passado com a proposta do Ministério do Meio Ambiente na realização de debates junto a população sobre a possibilidade da criação de um Parque Municipal no lugar do Eco. Com isso, descartava-se a ampliação do Parque Nacional sobre o território lauromüllense.
O Governo Municipal e integrantes do Ecomuseu acataram o pedido e iniciaram as discussões. O assunto foi discutido com a população e agora segue para definição pelo Conselho da Cidade.
Segundo presidente do Conselho, Emerson Coan, o Baru, o assunto foi amplamente discutido e sinalizou que o grupo já tem uma posição formada quanto ao assunto. “Acompanhei todas as posições. Acredito que a discussão foi exaurida e todos estão conscientes da posição a ser tomada. É uma decisão muito importante até porque, impactará no futuro da nossa cidade e da região”, destacou.
Em caso de empate na votação, o presidente decidirá. Enquanto isso, membros do Ecomuseu mantém a posição de que, a criação do novo parque deverá ser prejudicial à cidade. “É muito importante a participação da comunidade, principalmente os conselheiro e seus suplentes, mas também os proprietários de terrenos próximo ao costão, pois serão os lauromüllenses mais impactados caso for definido pelo parque”, defendeu membro do conselho do Ecomuseu, Paulo Cézar Freiberger.
A reunião do Conselho da Cidade acontece às 19h30min, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, localizado próximo ao Fórum da cidade, sobre o Cartório de Imóveis. A população pode acompanhar o encontro, mas sem poder de voto.