Cinco novas conselheiras tutelares de Laguna assumiram o mandato na tarde desta segunda-feira (11). O grupo foi empossado pelo prefeito Everaldo dos Santos no gabinete. O ato teve participação do deputado federal Edinho Bez de Oliveira, e foi prestigiado por uma série de autoridades. Natanael Wisintainer representou os lojistas, José Davi Machado, delegado regional na Cidade Juliana, também compareceu à posse, que ainda contou com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Alves, e demais colegas da casa legislativa lagunense.
Foi a primeira vez que a eleição dos conselheiros titulares ocorreu na mesma data em todo o Brasil, 4 de outubro de 2015. A atuação destes profissionais é prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. O objetivo é zelar pelo cumprimento do Estatuto, evitar maus-tratos contra os menores de idade e que não sejam expostos a situações de risco.
Adriana de Amorim Luiz, Michely Martins Ribeiro, Ynnis Zin Siqueiro, Stephannie Frantheska Cunha Bonaldi e Daniele Nunes Fernandes Vicente foram empossadas pelo prefeito. Os suplentes são Daniela Pitão Bauermann, Angela Novi Antunes, Lenita Ribeiro, Gabriela Novaes Linhares, Natasha Jerônimo Schmidt, Carolina do Nascimento Santos, Mychelli Santos de Oliveira, Bruna Antunes Bento, Ailson José Paulino Junior, Maria Elizete Moreira Joaquim, Diogo Luiz dos Santos e Daniel Marcelo Savedra.
Dezessete candidatos concorreram às vagas. Eles se apresentaram para os delegados, que compõem o Colégio Eleitoral, formado por representantes das organizações governamentais e não governamentais, inscritas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. O trabalho das novas conselheiras é acompanhado de perto pelo Ministério Público, que dá todo o amparo legal e mantém constantes parcerias com o grupo.
A presidente do – CMDCA, Gladys dos Santos Alcântara, uma das organizadoras do evento, agradeceu pelo prestígio no ato de posse e salientou que o grupo é fundamental para a preservação do direito da criança e adolescente. Cada um dos 5.570 municípios do país tem cinco conselheiros tutelares, pelo menos é o que prevê a lei.
“Desejo muita sorte na empreitada deste novo grupo e que tenham uma gestão muito positiva e de grandes conquistas para o seu público-alvo. Declaro todas devidamente empossadas”, decretou o prefeito.
Candidatos e votos:
Eleitas
Adriana de Amorim Luiz (30 votos)
Michely Martins Ribeiro (22 votos).
Ynnis Zin Siqueira (20 votos)
Stephannie Frantheska Cunha Bonaldi (18 votos)
Daniele Nunes Fernandes Vicente (17 votos)
Suplentes e não eleitas
Angela Novi Antunes (13 votos)
Daniela Pitão Bauermann (15 votos)
Ailson José Paulino Junior (4 votos)
Natasha Jerônimo Schmidt (10 votos)
Carolina do Nascimento Santos (10 votos)
Mychelli Santos de Oliveira (9 votos)
Diogo Luiz dos Santos (3 votos)
Bruna Antunes Bento (9 votos)
Maria Elizete Moreira Joaquim (4 votos)
Gabriela Novaes Linhares (11 votos)
Lenita Ribeira (13 votos)
Daniel Marcelo Savedra (2 votos)
Onde está localizado o Conselho Tutelar em Laguna?
Fica no primeiro andar do Centro Administrativo Tordesilhas, ao lado da Secretaria de Assistência Social, na avenida Colombo Machado Salles, no Centro. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (48) 3644-4082.
Colaboração: Rafael Andrade / Comunicação da Prefeitura de Laguna
[soliloquy id=”164883″]