Agenda de eventos entre 17 e 22 de novembro inclui palestras, apresentações culturais e trabalhos realizados com alunos da rede
Em alusão ao Dia Nacional da Conciência Negra (20), a Secretaria de Educação desenvolve diferentes ações com objetivo de conscientizar alunos e população. Os eventos “Africanidades e Afrobrasilidades nas escolas” e “Novembro Consciente” estão inseridos na programação da rede municipal com objetivo de valorizar a etnia durante a Semana da Consciência Negra, comemorada entre os dias 17 e 21.
Na noite desta terça (18), o Teatro Elias Angeloni recebe às 19h o talkshow “Minha África, Nossa África”. Conforme a secretária de Educação, Rose Reynaud, evento conta com programação musical e teatral e é organizado pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (Copirc).
Trabalhos de artes com a temática foram desenvolvidos por alunos das escolas municipais. Desde segunda-feira (17), atividades de sete instituições incluídas no projeto “Aficanidades e Afrobrasilidades nas escolas” estão expostas no hall de entrada do Paço Municipal. Rose afirma que o tema de consciência é trabalhado durante o ano inteiro nas escolas. “Culmina em novembro, mas é feito o ano todo, tendo seu fechamento neste período para relembrar esta data em respeito às diferenças”, diz.
Até o dia 21 a ação “Contação de histórias” estará em instituições de ensino com os contos “História do Baobá”, “Menina Bonita do Laço de Fita” e “Lenda dos Ciganos”. No sábado (22), a Praça Nereu Ramos será palco de apresentações culturais a partir das 10h. Evento será realizado pela Copirce pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC).
Colaboração: Denise Possebon / Comunicação Prefeitura de Criciúma