Em clima de festa, gourmets e voluntários promoveram, nesse sábado (24), no salão paroquial da Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria, o 7º jantar em prol da Associação Beneficente Anjos Mineiros. O resultado foi o sucesso na realização de mais uma edição do evento, já consagrado em Lauro Müller.
Aproximadamente 500 pessoas lotaram o espaço e saborearam os cinco pratos servidos pelos 17 gourmets que, além de prepara-los, doaram os alimentos. Além dos cozinheiros, as 26 voluntárias da Associação Beneficente Anjos Mineiros participaram dos preparativos. A sobremesa ficou por conta de Idalina Silvestre Barato, a dona Vita. A animação foi do músico Robson Black, de Criciúma.
“Este ano foi bem especial, pois percebemos que a população de Lauro Müller participou em peso. Se tivéssemos mais cem ingressos, teríamos vendido. Ainda nesse sábado a procura foi bastante grande durante todo o dia. Fico muito feliz por ver nossas voluntárias e os gourmets trabalhando conosco com tanta satisfação”, destacou dona Vita, que, aos 88 anos, não ficou de fora da organização e do jantar e conduziu tudo com muito carinho.
O penne com sassami ao molho de gorgonzola foi preparado por Afonso Barato, Paulo Henrique Amboni e Juliano Lotti. A paella valenciana foi feita por Édio Del Castanhel, José Carlos Antunes, José Carlos Ghedim e Clésio Pavei.
Teve ainda vaca atolada, resultado do trabalho de Rafael Antunes, André Althoff, Leonardo Amante e Eli Antunes. O chorizzo com batata ficou a cargo de Mauro Luiz Soratto, Ademir Picolli, Márcio Zanuz e Jaime Morgan Mattei. Por fim, o churrasco, sob responsabilidade de Carlos Alberto Mendonça, Juliano Biehl, Jaison Nascimento e Emerson Borges.
[soliloquy id=”227777″]
O coordenador do grupo de cozinheiros, Eli Antunes, morador de Orleans, disse que a ideia surgiu a exemplo de eventos beneficentes realizados em Criciúma. “A Dona Vita fundou a associação e como somos amigos da família, nos propomos a buscar recurso. Ela concordou e formamos uma equipe de gourmets de Criciúma. São pessoas de diversas profissões, tem médico, administrador, engenheiro, empresários e entre outras. Realizamos o primeiro há sete, deu certo e, de lá para cá, realizamos todos os anos. É gratificante poder contribuir para este belo trabalho por elas realizado, doando-se pelo bem da comunidade”, afirmou.
Graças a este gesto de solidariedade, o trabalho da Associação Beneficente Anjos Mineiros será mantido por mais um ano, tendo em vista que toda a renda do evento será revertida para manutenção dos trabalhos. Ela é de responsabilidade social da Carbonífera Catarinense e tem o título de Utilidade Pública municipal e estadual.
Com sede no distrito do Guatá, as voluntárias trabalham na confecção de enxovais para recém-nascidos, doados a mães em situação de vulnerabilidade social.
O kit é composto por jogo de lençóis, manta, cobertor, travesseiro, fronha, pano de boca, babador, roupas e sapato para o bebê, pantufa e fraldas descartáveis. Desde que foi fundada, há mais de 10 anos, em novembro de 2003, já atendeu mais de 1.550 gestantes.
As mulheres atendidas também participam de palestras educativas com o objetivo de repassar orientações a respeito da gestação e do cuidado com os recém-nascidos.
Também para contribuir com a renda, Iluti Gonçalves da Silva, voluntária há 12 anos, trabalhou no bazar da Associação Beneficente Anjos Mineiros, onde foram comercializados diversos artesanatos produzidos no local. Entre eles, estavam porta-forma, porta-pão, jogo americano, lixeira com porta-celular e óculos para caro, cesta para pão, suporte de tomada para carregador de celular, bolsa porta-pirex, saco de viagem para roupa suja, porta-tesoura, avental, toalha para academia, pantufa para adultos e pano de louça, além geleia de pimentão com pimenta e geleia de abacaxi com pimenta.
A Associação Beneficente Anjos Mineiros tem como lema “desde 2003, ponto a ponto, confeccionando sonhos e agasalhando corações”, criado pela assistente social Tânia Vilaça Barreto. Em sua sede, também é mantido o Coral Infanto-Juvenil Anjos Mineiros, conduzido pelo maestro Fernando Mendes. Os 30 integrantes da comunidade lauromüllense ensaiam às 18h30min das quintas-feiras. Além do coral, eles participam também de passeios e atividades com o objetivo de proporcionar lazer e entretenimento.
Na oportunidade, também houve sorteio de brindes aos presentes.
[soliloquy id=”227744″]