Revisão em dia pode evitar transtornos durante as viagens.
Durante as festas de fim de ano, muita gente aproveita para pegar a estrada para visitar amigos e familiares. Às vezes a viagem é relativamente longa e o condutor do veículo precisa estar atento aos possíveis desgastes apresentados para evitar que o automóvel deixe de funcionar corretamente durante o percurso. O mecânico André Alexandre De Souza, que atua na área há 18 anos em Criciúma, conta que alguns itens são essenciais para uma viagem tranquila. “É importante checar a iluminação externa, freios, setas, limpador de para-brisa, buzina, freio de mão, alinhamento de roda, suspensão e amortecedores”, cita De Souza. Na questão visual, é importante verificar o estado das palhetas do para-brisa. Se a borracha estiver desgastada, a visão do condutor poderá ficar prejudicada em caso de chuva.
Além disso, um item importante também deve ser revisado: a correia dentada. Segundo ele, se arrebentar a correia dentada, as válvulas danificam o cabeçote. “Isso faz com que o carro não ligue mais, pois é ela que faz a sincronia. A combustão e a ignição param de funcionar”, explica. A recomendação é de que a troca da correia dentada seja feita a cada 40 mil quilômetros rodados.
Troca de óleo e bateria
A troca de óleo é recomendada a cada 10 mil quilômetros rodados ou seis meses. De acordo com Souza, se o condutor não fizer a troca de óleo do veículo no tempo indicado pelo fabricante, o óleo pode perder a viscosidade. “Ele perde a função de lubrificação e pode formar borras e entupir os canais. Dependendo do caso, ele funde o motor”, alerta. Atualmente, para retificar parte de um motor custa, em média, R$ 3 mil.
Com relação à bateria, ela precisa ser testada em uma oficina. “É importante um diagnóstico de uma oficina de confiança. A bateria pode parar de funcionar de uma hora para outra”, afirma De Souza. Já a suspensão e os amortecedores podem ser analisados pelo mecânico de forma visual ou através de teste ao conduzir o veículo.
Freios e Pneus
Economizar nos freios pode sair muito caro, e não só em termos financeiros. Pastilhas, lonas, discos e fluído do freio precisam ser verificados antes de sair de casa. Qualquer peça que esteja desgastada ou com algum problema deve ser trocada.
São os pneus que garantem a estabilidade dos carros nas rodovias. Certificar-se de que eles não estão carecas, inclusive o reserva (estepe) é fundamental. Passar em um posto de combustível para fazer a calibragem de acordo com o manual do proprietário e verificar triângulo, macaco e chave de roda também são tarefas que todo condutor precisa realizar.