Um estudo técnico da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) prevê que as obras de duplicação da BR-101 no Estado devem ser finalizadas em 2017. Os primeiros contratos foram feitos em 2004, com previsão de término de execução das obras até o início de 2010. Conforme o estudo, a região Sul deixou de gerar, até dezembro do ano passado, riquezas equivalentes a R$ 32,7 bilhões. Os números foram apresentados ontem.
Os pontos considerados como gargalos para a economia catarinense, que ainda não foram duplicados, são o Morro dos Cavalos, na Grande Florianópolis; a travessia urbana de Laguna; o Morro do Formigão e o contorno de Araranguá. Juntos, esses pontos respondem por cerca de 20km, o que equivale a 8,6% do total das obras. O total estimado dos investimentos chega a quase R$ 1,2 milhão, valor que representa 64% do total investido até agora.
As obras no Morro dos Cavalos, por exemplo, sequer foram iniciadas. De acordo com o projeto, serão construídos um túnel duplo com extensão aproximada de 1.360 metros, viaduto duplo com 280 metros de comprimento e 13,75 metros de largura, mais obras de contenção da encosta. O custo estimado é de R$ 650 milhões, com prazo de execução de aproximadamente três anos.
As obras de duplicação da travessia urbana de Laguna terão implantação de ruas laterais e construção de dois viadutos duplos. O prazo contratual dos serviços é de 510 dias consecutivos, contados a partir de abril deste ano. Já a transposição do Morro do Formigão compõe um túnel com extensão de 900 metros. A obra foi contratada em dezembro de 2012, com prazo de execução de 720 dias, após a emissão da ordem de serviço.
A única obra que está dentro do prazo, segundo o documento, é o contorno de Araranguá. A conclusão estava prevista para dezembro de 2012, mas o recente prognóstico do Dnit fixou o término dos trabalhos para o fim deste ano.