Limpar as vias públicas de Rio Fortuna, deixando a cidade mais bonita e agradável sem muitos custos à Prefeitura. Este é o objetivo de uma ação comunitária coordenada pelo secretário de Obras, Romírio Schueroff.
A primeira etapa da limpeza aconteceu há duas semanas, com a ajuda de cerca de 20 moradores, e contemplou o trecho de 1,6 quilômetros, próximo ao Centro Comunitário São Marcos, no Centro. Já neste final de semana, a equipe se reúne novamente para realizar a limpeza do Centro de Educação Profissionalizante – Cedup. Desde 2011, a unidade de ensino é planejada, porém, a obra permanece parada.
O mutirão será realizado no sábado (4), a partir das 8 horas. Segundo o secretário de Obras, o município se colocou à disposição para realizar a limpeza do espaço enquanto o trabalho não é retomado pela empresa responsável. “O objetivo é melhorar o ambiente do Cedup, que está em situação de abandono. Vamos fazer a nossa para evitar ainda mais a deterioração do espaço enquanto as obras não são retomadas”, ressalta.
Para o prefeito de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann, ao mesmo tempo em que é cobrado agilidade para o término das obras, a sociedade deve contribuir para manter o que já tem. “Enquanto sociedade temos que contribuir com o local. Vamos lutar para que esta obra do Governo Federal seja concluída o quanto antes, e enquanto isso não acontece, iremos fazer o possível para que seja feita a manutenção da unidade de ensino”, observa o prefeito.
Moradores que desejarem contribuir com o mutirão, podem levar as ferramentas e se dirigir ao local na manhã de sábado.
A obra
O Cedup tem uma área total de 5.577,39 metros quadrados e faz parte do programa Brasil Profissionalizado do Governo Federal. A unidade de ensino contará com a ajuda do Estado, que terá o compromisso de arcar com a manutenção da escola e a mão-de-obra dos professores. A instituição de ensino será voltada para o setor agrícola e atenderá não somente Rio Fortuna, mas toda a região. A estrutura é composta por salas de aula, laboratórios, banheiros, ginásio, auditório, refeitório e biblioteca
Colaboração: Késsia Meurer
[soliloquy id="210456"]