A comunidade de Barro Branco, localizada no município de Lauro Müller, se organizou novamente e deu início às festividades em honra à tradicional festa de Santa Bárbara e Santa Luzia nessa quarta-feira (04). A festa já está em sua 92ª edição, sendo um símbolo histórico e cultural para a cidade de Lauro Müller.
Consideradas duas santas de grande importância para a população lauromüllense, Santa Bárbara é a padroeira dos mineiros (uma atividade que foi responsável pelo desenvolvimento da cidade e que permanece como fonte de renda para muitas famílias) e Santa Luzia, a protetora dos olhos.
Neste ano de 2024, as festividades iniciaram às 08h30min desta quarta-feira (04), com duas procissões motorizadas: a primeira saindo da Comercial Caciatori, no Bairro Arizona, com a imagem de Santa Luzia, e a segunda do Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do município, levando a imagem de Santa Bárbara. Ainda na quarta-feira foi realizada uma missa às 10h:00min presidida pelo padre Antônio Madeira.
Durante o restante da semana, haverá mais celebrações. Na quinta-feira (05), será realizada uma missa às 19h30min pelo padre Jiovani Manique Barreto e na sexta-feira (06), também às 19h30min, o padre Antônio Vander, reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus, será o responsável por celebrar a missa.
A festa se estenderá até o final de semana, contando com outras duas procissões motorizadas no sábado (07): a imagem de Santa Luzia sairá da Carbonífera Catarinense, enquanto Santa Bárbara terá seu ponto de partida na Carbonífera Belluno. Logo após a chegada das imagens na comunidade de Barro Branco, será realizada uma missa programada para as 20h00min, celebrada pelo então administrador paroquial da Paróquia Imaculado Coração de Maria, padre Deonor Vieira do Nascimento. Após a missa, haverá a já conhecida queima de fogos. Já no domingo (08), ocorrerá a missa festiva às 10h00min, celebrada pelo vigário paroquial padre José Lino Buss, e mais tarde, às 16 horas, acontecerá o sorteio da ação beneficente com transmissão ao vivo pelo perfil do Facebook pascom.barrobranco. Vale ressaltar que durante toda a festa haverá serviço de bar e cozinha para as pessoas.
Santa Bárbara, uma jovem martirizada no ano 317, é amplamente conhecida e venerada na religião católica por oferecer proteção contra raios, trovões, tempestades, entre outros perigos pela associação ao relâmpago que tirou a vida de seu pai depois que ele a decapitou. A adoção dela como padroeira da classe dos mineiros é baseada na fé de que ela protege e zela por esses trabalhadores durante seus turnos.
Santa Luzia, nasceu no final do século II e como Santa Bárbara, foi martirizada e canonizada Santa pela Igreja Católica. Relatos contam que durante sua prisão e tortura mento, seus olhos teriam sido arrancados e postos em uma bandeja, porém outros olhos milagrosamente teriam nascidos em seu rosto. Ela então foi morta por decapitação e hoje em dia é invocada como protetora da visão.