Formatura contou com a presença de autoridades e familiares dos 16 aprovados no Curso Avançado de Atendimento a Emergência (CAAE) do Pelotão de Orleans.
Orleans, Lauro Müller e São Ludgero contam oficialmente com o reforço de 16 novos bombeiros comunitários a partir deste final de semana. A formatura do grupo no Curso Avançado de Atendimento a Emergência (CAAE) aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira (10), no 3º Pelotão de Bombeiros Militar, em Orleans.
O novo grupo passou por 30 semanas de curso, entre os meses de setembro de 2016 e fevereiro deste ano. Dos 20 matriculados, cinco desistiram e oito reprovaram. Os novos bombeiros comunitários coordenados pelo soldado Felipe Ávila Figueiredo, atenderão a comunidade em situações de emergência e calamidades públicas.
“Este novo grupo é de extrema importância, pois com este o efetivo ampliado, poderemos realizar atendimentos simultâneos e com toda a técnica necessária. O ideal seria termos um em cada residência. Agentes da comunidade preparados podem contribuir muito no atendimento rápido das emergências”, destaca o comandante do pelotão do Corpo de Bombeiros de Orleans, o 2º tenente Henrique José Schuelter Nunes.
A formatura
Junto a familiares e amigos, autoridades municipais acompanharam o ato. Entre eles, os prefeitos de Orleans Jorge Koch, Pedro Barp (em exercício) de Lauro Müller e Volnei Weber de São Ludgero.
O paraninfo da turma, o empresário Delton Baggio, parabenizou a todos e inclusive sugeriu que os prefeitos e vereadores criassem uma lei para que outras pessoas apadrinhassem estes profissionais. “É gratificante ser paraninfo desta turma. Fico muito feliz. Fica a ideia proposta aos nossos administradores públicos sobre a criação desta lei de apadrinhamento”, destacou.
O prefeito de Orleans, Jorge Koch, apoiou a iniciativa do incentivo. “É preciso cada vez mais que estes profissionais sejam reconhecidos pela sociedade, sendo parceiro e apadrinhando. Delton Baggio é um exemplo e deve ser seguido. Unir empresários, comerciantes e abraçar esta causa”, destacou Koch, cumprimentando ainda o presidente do CDL de Orleans, Gustavo Lolli.
Já o prefeito de São Ludgero, Volnei Weber, enfatizou o quão foi importante motivar a criação do Corpo de Bombeiros na sua cidade e a vinda dos bombeiros comunitários. “ No início da minha gestão passada, começamos a busca pelo Corpo de Bombeiros que hoje é realidade em nossa cidade. Foi uma das principais obras da nossa cidade aquela sede. Sentimo-nos felizes em oportunizar o serviço a outras cidades. Por isso, parabenizar especialmente esses bombeiros comunitários que se disponibilizam voluntariamente em prol da sociedade”, enfatiza.
Os formados receberam, os certificados de conclusão do curso e fizeram o juramento perante a comunidade. “Está cada vez mais difícil o Estado cumprir com a missão, uma vez que não tem gente. Torcemos para que ninguém se machuque nos batalhões para conseguir atender as ocorrências quando acionados. Vocês serão o nosso alento e o diferencial que a comunidade espera. Por isso vocês são tão importantes”, afirma o Comandante do 8°Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Marcos Aurélio Barcelos.
Logo após o pronunciamento, o empresário Delton Baggio descerrou a placa que cede o nome do senhor Basílio Baggio, à 2ª Turma formada no CAAE de Orleans.
O sonho da carreira militar
No grupo de Bombeiros Comunitários, duas técnicas de segurança com o mesmo sonho: seguir a carreira militar. De Lauro Müller, a jovem de 19 anos, Talia Cambruzzi não quis seguir a carreira política do pai e atual presidente da Câmara de Vereadores, Zeca Cambruzzi. “ Já trabalho na área e me interesso muito pela carreira militar. É uma forma de ter mais conhecimento onde eu atuo, mas a escolha teve como fator importante o desafio”, relata a também acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Unibave em Orleans.
De mãe para filha
Acompanhada de quase 30 familiares, a também técnica de segurança no trabalho Juliete Tascke de 26 anos, vai atuar como bombeira comunitária em São Ludgero, cidade onde mora com o marido Ronivon da Silva e a filha Ana Júlia, de 4 anos de idade. “ Era um sonho desde criança ser bombeira. Recebi um grande apoio da família, em especial do marido e a minha filha também que seguir o mesmo caminho. É muito gratificante”, conta.
A formatura do novos bombeiros comunitários contaram com a presença ainda dos comandantes das Companhias e Pelotões do Corpo de Bombeiros de São Ludgero, Braço do Norte, Armazém, Laguna e Tubarão.
[soliloquy id=”212024″]