Segurança

Comoção e revolta marcam despedida de Maitê, morta pelo ex-padrasto em SC

Mãe e pai da menina de apenas 2 anos passaram mal e precisaram ser levados ao hospital em Treze Tílias, no Meio-Oeste do Estado

Foto: Lucas Polak/Divulgação

A despedida da pequena Maitê Brambila dos Anjos, de 2 anos, morta no apartamento em que morava com a mãe, em Treze Tílias, no Meio-Oeste, foi marcado por muita comoção. O velório iniciou ainda no fim da tarde desta quarta-feira (27) e o sepultamento foi na manhã desta quinta-feira (28) no Cemitério Municipal de Treze Tílias.

Abalados e inconformados com a tragédia, o pai e a mãe da menina passaram mal durante a despedida e precisaram ser amparados. Eles foram encaminhados ao hospital para atendimento médico.

Ainda na quarta-feira, o pai Juliano Cezar Matias fez um desabafo emocionante em sua rede social.

Em sua conta no Facebook, Juliano pediu perdão por não ter conseguido proteger a filha e disse que está com o coração em pedaços. “Me perdoe minha filha, se não fui um bom pai, se não te protegi o suficiente desse mundo tão cruel. Meu coração está em pedaços meu anjinho”, escreveu.

O homem também disse que se sente culpado por não ter conseguido proteger a menina. “Você se foi e deixou seu papai aqui sem saber de nada. Eu jamais vou me perdoar por não ter conseguido te proteger da maldade desse monstro”, comentou.

O pai da Maitê definiu a morte da filha como “covardia” e prometeu que não vai “deixar isso barato”. “Mas uma coisa eu te prometo, minha filha amada, eu não vou deixar isso barato, pois o que ele fez com você foi covardia demais para ser feita com um anjinho inocente que não sabia se defender e que não sabia de nada do que estava acontecendo”, completou.

Juliano Matias finalizou dizendo que a filha sempre será lembrada por ele. “Eu te amarei eternamente minha princesinha, minha pulguinha. Eu te amo muito, meu toco de gente”, concluiu.

Crime bárbaro

Maitê Brambila dos Anjos foi encontrada morta pela mãe, por volta das 20h de terça-feira. A menina estava deitada na cama, embaixo das cobertas, com um corte no pescoço, segundo o avô paterno, Julio Cezar Matias dos Anjos, morador de Água Doce (SC).

O Corpo de Bombeiros Voluntários confirmou a morte da criança, que era segurada pela mãe no colo quando os socorristas chegaram no endereço. Maitê sofreu um corte grave e profundo no pescoço. A faca usada no crime foi apreendida.

A mãe da criança disse à Polícia Militar que a filha ficou no apartamento com o ex-companheiro, de 31 anos, para ir trabalhar. Embora estivessem separados há cerca de dois meses, o homem frequentava a casa da família.

No dia do crime, o homem teria se oferecido para levar a criança à creche, o que normalmente era feito por um tio. Ele teria justificado que a levaria para a escola, pois iria comprar presentes para ela.

Ex-padrasto se entrega à polícia

O ex-padrasto da menina se entregou à Polícia Militar no início da manhã desta quarta-feira (27). O delegado Marcelo Marins, da Polícia Civil de Treze Tílias, informou que o homem fugiu após o crime, que aconteceu por volta das 20 horas. “Ele ficou escondido, ficou acoado, sem ter para onde ir”, explicou.

Marins afirmam que varreduras foram feitas durante a madrugada para localizar o suspeito. “Fizemos buscas a noite inteira para rastreá-lo, tanto a Polícia Militar quanto a Civil. Já tínhamos o nome e o histórico policial dele”, detalhou.

Já no início da manhã desta quarta-feira, o homem ligou para a Central de Plantão Policial e informou que estava escondido em uma casa no bairro São José. “Ligou para a Polícia Militar dando o endereço para irem lhe buscar, provavelmente estava com medo de ser linchado, pois, é um crime gravíssimo, que choca a população”, disse Marins.

“Uma pessoa fria”

“Ele é uma pessoa fria, mas estava com ar de arrependimento”, disse o delegado Marcelo Marins.

Segundo o delegado, a motivação principal para o crime teria sido o término do relacionamento com a mãe da menina. Os dois ficaram juntos por oito meses, mas há cerca de dois meses haviam terminado. A mulher já havia pedido para que ele saísse do apartamento, mas ele ainda não havia saído porque estava aguardando o acerto da empresa que trabalhava.

“Ele acabou descontando a raiva dele pela mulher em uma criança que não tem culpa”, destacou o delegado. O ex-padrasto não possuía antecedentes criminais e negou à polícia ter consumido bebida alcoólica ou qualquer tipo de droga. Ele tinha um filho com outra mulher.

O homem foi levado para a Delegacia da Polícia Civil de Joaçaba, município vizinho, sem advogado de defesa. O delegado afirma que ele foi preso em flagrante e os documentos serão enviados ao Poder Judiciário.

Investigação em andamento

A Polícia Civil ainda investiga qual era a relação do homem com a criança, uma vez que a mãe afirmou à PM que ele frequentava a casa da família mesmo após o fim do relacionamento com ela.

Também está sendo apurado se a menina foi vítima de abuso sexual e outras agressões, o que deve ser apontado no laudo cadavérico produzido pela Polícia Científica.

“Sorridente e amada”

“Uma criança muito querida e amada. Era a coisa mais linda, sorridente, estava sempre brincando”. O relato é de Robson Jair Brambila, tio da pequena Maitê Brambila.

Robson é irmão mais velho da mãe de Maitê e esteve no apartamento em que a menina foi encontrada morta com um corte no pescoço. Ele afirma que não entende os motivos que levaram o ex-padrasto à tal atitude. O homem, de 30 anos, se entregou à polícia e confessou o crime na manhã desta quarta-feira (27).

“Não tem explicação isso. Queria olhar nos olhos dele para entender os motivos para tamanha maldade. Ele aparentava ser uma pessoa tão boa, tratava bem a menina, cuidava, dava banho. É inacreditável, isso deixa a gente tumultuado”, acrescentou.

A tia de Maitê, Luciane Terezinha, contou que era por volta de 20h30 quando um vizinho bateu na porta e a chamou para fora. “Ele disse que queria nos dar uma notícia muito triste e não podia falar na frente das crianças. Então, contou o que tinha acontecido, foi um baque muito forte”.

Participe do grupo e receba as principais notícias

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Vítima de grave acidente, Deivid será sepultado nesta terça-feira em Lauro Müller

O jovem colidiu o caminhão que conduzia em uma carreta bitrem, na tarde do último sábado (15), na Bahia.

Lauromüllense estreia na seleção principal de Futsal durante despedida de Falcão

O jogador Vandinho, de 20 anos, estreou na seleção principal de futsal neste domingo (28), na Arena Jaraguá, em amistoso contra o Paraguai.

Boto carrega corpo de filhote morto como ato de despedida em Laguna

Segundo especialistas, comportamento é considerado raro.

Cerimônia de despedida para cão-bombeiro Barney será aberta ao público na Grande Florianópolis

Em fevereiro, o animal ajudou na procura por vítimas em Brumadinho (MG).