O bronzeado é resultado de um mecanismo de proteção parcial da pele contra a radiação solar: a produção de melanina. Quando agredida por intensa luz solar, a pele defende-se produzindo quantidades maiores de melanina, tornando-se mais escura. A melanina é um filtro solar natural capaz de absorver a radiação que atinge a pele, porém insuficiente para conferir proteção total. Como a quantidade de melanina e sua distribuição no corpo depende de fatores individuais e raciais, esse mecanismo de proteção da pele varia muito de pessoa para pessoa.
O verão vem está aí e, além de se preocupar com o corpo, homens e mulheres querem exibir uma cor de parar o trânsito. Para ajudar nessa missão, tenha no cardápio uma alimentação rica em betacaroteno, que, ao ser ingerido, é convertido em vitamina A e auxilia na produção da melanina, pigmento responsável pelo tom da pele.
Para conseguir um tom bronzeado no verão, o ideal é consumir diariamente porções de alimentos ricos em betacaroteno. Que está presente em frutas e legumes de coloração amarela, alaranjada e nos folhosos verdes-escuros. Por ser um antioxidante potente, ele ajuda no combate aos radicais livres e também à radiação solar.
A oxidação do betacaroteno promove um aspecto de bronzeado dourado e contribui para que seu bronzeado dure por mais tempo. Por ser um antioxidante, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, a reforçar o sistema imunológico, auxiliando ainda a aumentar a elasticidade da pele e na formação de melanina, que, além de dar cor à nossa pele, é responsável por proteger o corpo contra os raios UVB.
As principais fontes de betacaroteno são abóbora-moranga, cenoura, damascos, beterraba, batata-doce, manga, pimentões e mamão. Os verdes escuros mais ricos são a couve, o agrião, a rúcula e o brócolis.
Devemos lembrar também que a água além de evitar a desidratação, garante as reações metabólicas para que você tenha um bronzeado com muito mais saúde. Podemos manter a hidratação com um o consumo de sucos naturais, principalmente com os de frutas vermelhas que irão diminuir os danos causados pela exposição ao sol.
E não se esquecer de usar o filtro solar ao se expor, se proteger nos horários de sol forte e usar óculos e chapéu. A alimentação deve ser bem-feita, com qualidade o dia todo, comendo várias vezes ao dia, porções pequenas e saudáveis. Evite comidas gordurosas e que foram expostas ao sol. Procurar lugares que tenham alimentos frescos, ricos em fibras e higienizados corretamente para evitar toxi-infecção. Em todas as refeições, incluir alimentos amarelos, alaranjados, vermelhos, roxos e verdes. Eles são fontes de vitaminas que, ao longo do dia, proporcionam uma reserva orgânica de betacaroteno e antioxidantes.
Até a próxima!