Educação

Comissão avaliadora do Plano Nacional de Pós-Graduação apresenta propostas na Unesc

Foto: Davi Carrer

Foto: Davi Carrer

Ampliar a interação com as empresas, estimular a modernização dos currículos da graduação e reavaliar o período de avaliação dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) são algumas das recomendações previstas pela Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG (Plano Nacional de Pós-Graduação) 2010-2020, a serem implantadas no documento. As propostas foram abordadas na manhã de ontem (18) pelo coordenador da comissão, Jorge Luis Nicolas Audy, durante o segundo dia do 8º Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde, na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma.

A comissão tem, entre suas atribuições, a responsabilidade de acompanhar e analisar o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação, a partir das metas propostas pelo Plano Nacional.  "Nosso papel é olhar o PNPG, ver o que está acontecendo e o que se encaixa à realidade”, afirma Audy.

A comissão atual focou em linhas de análise como inovação, internacionalização, educação básica e inter e multidisciplinariedade. "Foi a primeira vez que o PNPG incorporou nele a discussão sobre Educação Básica. Nossas decisões na comissão são sempre em consenso ", comenta Audy.

O presidente ainda recomendou a mudança de período de avaliação dos PPGs e a utilização de especialistas internacionais de renome nas avaliações dos PPGs 6 e 7. “A ideia é que os PPGs conceitos 3, 4 e 5 sejam avaliados a cada quatro anos e os de 6 e 7 sejam avaliados a cada cinco anos”, afirma.

A conferência foi mediada pela professora doutora da Unesc, Vanessa Moraes de Andrade.

Saiba mais

O Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde ocorre desde 2007 em diversas cidades do Brasil e é a primeira vez que Santa Catarina sedia o evento. Na Unesc, o Encontro foi organizado pelo PPGCS, com o apoio da Propex (Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão).

Até esta quarta-feira (19), o evento vai reunir mais de 250 pesquisadores e lideranças da pós-graduação brasileira.

Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa da Unesc