Assuntos de interesse estadual serão defendidos em mais de cinco frentes parlamentares na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O primeiro secretário da mesa diretora, deputado estadual Valmir Comin, é o presidente de uma delas, a Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral. Somente no Brasil são 32 bilhões de toneladas de reserva que podem ser utilizadas.
A finalidade é promover estudos sobre o assunto, alavancar ações e apoiar o crescimento do setor, para garantir uma nova fase de desenvolvimento da atividade carbonífera. A integração de banco de dados com as universidades está entre os estímulos necessários para destacar a importância de fomentar o setor. "A ideia é defender o carvão mineral não só como fonte de energia, mas inclusive nas suas múltiplas utilidades", garantiu o parlamentar.
De acordo com o deputado, são várias as direções que podem ser tomadas para o aproveitamento do carvão como energia. "Um país emergente como o nosso não pode desperdiçar a riqueza que tem. Podemos ser auto suficientes. A energia do carvão é firme, bem diferente de renováveis que dependem muito do clima", alerta Comin.
Segundo ele, além da geração de emprego e renda, o carvão pode ser utilizado na fabricação de gás, de combustíveis, na indústria química com a produção de fertilizantes, na construção civil com a cinza cimenteira e até mesmo na indústria plástica. "Nossa intenção é buscar o que há de melhor em tecnologia, promover segurança jurídica para garantia de fornecimento e principalmente, respeitando sempre a legislação ambiental", pontuou.
Colaboração: Kênia Pacheco