Política

Comin integra missão internacional em defesa do carvão

Progressista participará de tratativas com empresa que pretende desenvolver fertilizante a partir do mineral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de tratar das negociações com uma empresa especializada em beneficiamento do carvão, o líder do Partido Progressista (PP) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado estadual Valmir Comin, viaja neste sábado (24), para Nova York, nos Estados Unidos, a convite do governador Raimundo Colombo e do vice Eduardo Pinho Moreira. Acompanhado ainda do presidente da Casa Joares Ponticelli, o parlamentar integra a comitiva que vai defender uma das bandeiras do Legislativo catarinense, que é o carvão mineral.

Na condição de presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral, Comin explica que a empresa busca transformar o mineral em fertilizantes. Segundo Comin, hoje o produto vem para o Brasil, importado da Rússia. “Temos condições de ser auto-suficientes, buscando tecnologia de ponta, sem esquecer a proteção do meio ambiente”, assegurou o parlamentar.

A chegada da empresa em Santa Catarina representará a criação de três mil empregos diretos. Quatro mil toneladas do produto podem ser fabricadas por dia. Atualmente, o Brasil utiliza 87% dos fertilizantes importados nas lavouras.

A ideia, de acordo com o deputado, é apresentar as riquezas minerais do Sul catarinense, apontando os atrativos e contribuindo para o desenvolvimento da região. “Tenho convicção de que vamos obter êxito neste trabalho e voltaremos com um resultado positivo”, projeta confiante.

Colaboração: Kênia Pacheco/Assessoria de Imprensa