Saúde

Comin faz indicação para incentivar doação de órgãos

Foto: Kênia Pacheco / Comunicação deputado Valmir Comin

Foto: Kênia Pacheco / Comunicação deputado Valmir Comin

Ciente de que um dos grandes obstáculos para os transplantes de órgãos no Brasil tem sido a imensa carência de doadores, o deputado estadual Valmir Comin encaminhou ao governador Raimundo Colombo uma indicação que tem por objetivo um mecanismo de conscientização sobre o tema.

O parlamentar solicita ao chefe do executivo estadual que seja enviado ao legislativo catarinense um projeto de lei, instituindo a gratuidade do sepultamento ou da cremação, aos doadores de órgãos de Santa Catarina. Esta gratuidade, na indicação, seria valida para cemitérios ou crematórios públicos de Santa Catarina.

Comin acredita que esta seja uma maneira de incentivar a doação e ampliar também a conscientização das pessoas com relação ao assunto. "Sabemos que o transplante muitas vezes é a única alternativa de salvar uma vida. Sem doadores, isso é impossível. Precisamos estimular as famílias para a importância deste ato", disse.

Na indicação, o deputado pede que a gratuidade prevista em lei seja abrangente, atendendo a translados, cerimonial e utensílios, desde que os mesmos sejam todos praticados em Santa Catarina. E para efeitos de divulgação, a solicitação é para que sejam afixados cartazes em prédios da administração direta e indireta, assim como também sejam realizadas campanhas de esclarecimentos em estabelecimentos de ensino públicos e privados.

Colaboração: Kênia Pacheco / Comunicação deputado Valmir Comin