Com objetivo de criar uma rede de comunicação mais rápida e unificada, visando coibir a criminalidade e consequentemente, aumentar a segurança pública, comerciantes de Nova Veneza criaram um grupo no Whatsapp para manterem contato direto entre si, e com integrantes da polícia.
De acordo com o comerciante, Marcelo Viola, a ideia começou no distrito de Caravaggio, mas tem tomado força e já está chegando ao centro de Nova Veneza.
“Por conta do aumento de assaltos, as pessoas estavam começando a ficar com medo de trabalhar no comércio. Por isso, um policial sugeriu criar o grupo no Whatsapp e nós a colocamos em prática. Tem funcionado bastante”, ressalta.
Atualmente, o grupo do comércio do Caravaggio já conta com mais de 80 participantes. “Ficamos de olho em qualquer atitude suspeita, e se acontece ou se vemos alguma coisa deste tipo, logo avisamos no grupo, e todos já ficam sabendo na hora.”, explica Viola.
O comandante da Polícia Militar de Nova Veneza, sargento Jocemar, explica que a ferramenta não pode ser considerada oficial, mas que a atitude é bastante válida. “Nós não temos um número oficial da Polícia Militar para participar do grupo, mas nossos policiais podem fazer parte com seus números de celular particulares, e assim, ficarem sabendo do que acontece da mesma forma”, argumenta.
O comandante ainda afirma que a PM apoia a ação. “A ideia melhora no contato entre os próprios comerciantes e é bastante louvável, porque serve para ajudar a melhorar a segurança da cidade. No entanto, pedimos que as pessoas não se esqueçam dos canais oficiais de denúncia da Polícia Militar. Em caso de qualquer emergência, deve-se ligar para o 190, que a PM estará sempre de prontidão”, finaliza.
Com informações do Portal Veneza