Missa de abertura teve a duração de aproximadamente quatro horas. Próximo a meia noite, uma grande queima de fogos marcou oficialmente o início do evento.
Fiéis do município de Lauro Müller e região lotaram a Igreja Matriz do Imaculado Coração de Maria na noite deste domingo (13) para a abertura do VI Cerco de Jericó. O evento religioso, que já é considerado um dos maiores da região, este ano tem seu foco na juventude, tendo como lema a frase do Papa Bento XVI: “Queridos jovens, não tenhais medo de Cristo!”.
A missa de abertura durou aproximadamente quatro horas. Próximo a meia noite, após o encerramento da primeira missa, uma grande queima de fogos marcou o início do evento.
Devido ao lema escolhido, as celebrações desta 6ª edição serão voltadas à juventude, sendo que só na missa de abertura, mais de 70 jovens estiveram envolvidos na cerimônia.
Uma das novidades deste ano, para todas as missas da noite, são os testemunhos de jovens que se recuperaram ou estão se recuperando de algum vício, ou simplesmente um testemunho de vida, como foi o caso nesse primeiro dia, quando dois irmãos testemunharam a vida que levam sozinhos e o sofrimento vivido com a separação de seus pais. Já para essa segunda-feira, de acordo com Luciana Paz Martins, uma das organizadoras do Cerco de Jericó, será apresentado um vídeo com o testemunho de um jovem em recuperação de dependência química.
Conforme a organização do evento estes testemunhos mostram um pouco do sofrimento vivido pelas pessoas, o que é muito importante, pois acabam servindo como lição para que outras pessoas evitem trilhar esses caminhos.
A missa de abertura foi celebrada pelo pároco de Lauro Müller, padre José Aires, que fez um apelo aos cristãos para que participem até o último dia. “É uma oportunidade de louvarmos ao senhor por tudo de bom que acontece em nossa vida e também de derrubarmos nossos medos, nossas frustrações, diante daquele que tudo pode que é o nosso Deus”, destacou o padre.
Quem participou da cerimônia de abertura, pôde pegar a fitinha do Cerco de Jericó, que ao ser amarrada ao braço, o fiel faz em silêncio três pedidos. Diversas apresentações, entre danças e teatros, encheram os olhos de quem participou deste primeiro dia.
“Isso aqui é muito mais que um show. É um verdadeiro espetáculo que nos renova e alimenta nossa fé em Deus”, disse Bernadete Coan, da cidade de Orleans, que pretende vir todos os dias.
Serão sete dias de intenso louvor e adoração. Três missas serão celebradas por dia, sendo que até a derrubada das muralhas, serão mais de 20 celebrações. O encerramento acontece no próximo domingo (20), quando serão dadas com o Santíssimo Sacramento sete voltas ao redor da igreja para que as muralhas, literalmente, caiam.
Até o encerramento, todos os dias, serão celebradas missas às 6 horas, às 15 horas e às 20 horas, sendo que as missas da noite serão presididas por um padre da região. Para esta segunda-feira está confirmada a presença do padre Carlos Henrique.
Outros padres como o padre Everton Lopes de Souza, José Cipriano Neto, Antonio Junior e Antonio Madeira, estarão marcando presença no VI Cerco de Jericó, até domingo, quando acontece o encerramento do evento.
Fotos: Pascom/ Rodrigo Luciano
[soliloquy id=”5620″]