Nesta semana, a Secretaria de Obras iniciou a retirada das lajotas, da rua Paulo Carneiro, no bairro Cabeçuda, para realizar a drenagem e melhorias na pista. A ação integra os preparativos para a construção do anel viário, obra complementar da duplicação da BR-101.
A Secretaria de Obras irá agilizar a retirada das lajotas numa extensão de 1.900 metros, acesso secundário do bairro à SC-436, com a obra será transformada numa alternativa do fluxo de trânsito local. Na rodovia estadual no acesso à Rua Paulo Carneiro será construído um trevo. A empresa Setep será a responsável pela obra.
O objetivo é começar de imediato a drenagem. Em seguida, a rua irá receber a pavimentação asfáltica. As lajotas serão utilizadas em outras ruas da localidade, que serão pavimentadas nos próximos meses.
Reunião com DNIT
No início do mês, o prefeito Everaldo dos Santos esteve reunido com o superintendente regional sul do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, engenheiro Avani Aguiar de Sá, o engenheiro Robson Medeiros de Oliveira.
O chefe do executivo solicitou a implantação de drenagem nas imediações da interseção de acesso à Laguna, acesso norte, no seu lado direito, desde a faixa de domínio até a lagoa de Imarui, sendo que o diâmetro da tubulação necessária para essa drenagem, deve ser definido pelos técnicos de serviço da duplicação da rodovia.
A razão desta solicitação deve se ao fato de que com a ocorrência de chuvas mais intensa, a região fica alagada em alguns pontos, embora a drenagem no local já esteja concluída, portanto, a mesma foi projetada de forma subdimensionada.
Solicitações
O prefeito Everaldo dos Santos apresentou ao DNIT uma série de reivindicações que serão destinadas para a Superintendência Estadual do órgão:
– Adequação e ampliação da drenagem da rua Doutor Paulo Carneiro, com a reconstrução de calçadas e meio fios existentes.
– No piso das ciclovias projetadas nos bairros de Cabeçuda e Barranceira está projetado apenas o revestimento primário. O Governo Municipal está solicitando que a pista de rolamento seja pavimentada com bolcretes, a exemplo, do que está executado na rua Marcelina André, no bairro Barbacena.
– Inclusão de acesso ao bairro Cabeçuda, no sentido Sul/Norte, pois está previsto apenas através da futura rua lateral sob a Ponte de Laguna, que atenderá ao tráfego local. A necessidade desse acesso pelo BR-101 irá facilitar o acesso de veículos leves, bem como, de caminhões de transporte de pescado.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Laguna