Organizações se prepararam para o período desde o último ano. Eventos especiais têm shows e apresentações com inclusão das crianças
Na região Sul de Santa Catarina, a folia já vai começar. O Carnaval de 2023 tem programações nas cidades de Balneário Rincão, Siderópolis, Nova Veneza e Balneário Arroio do Silva. No Rincão, a expectativa é que passem 60 mil pessoas pelo município só para aproveitar a data. Apesar das dúvidas se a comemoração iria acontecer, a realização do evento se tornou real. Blocos se preparam para receber os visitantes. O da Luluzinha, grupo tradicional de Carnaval no Rincão, está se preparando desde novembro de 2022 e até essa quinta-feira, 16, estava ajustando os últimos detalhes da organização.
O retorno das festas sem o agravamento da pandemia por coronavírus desperta uma alegria imensa nos foliões, que agora podem aproveitar sem tanta preocupação. “Costumamos nos preparar bem antes, mas como estava aquela dúvida se ia ter, nós ficamos na dependência da prefeitura para dar resposta. Estavam todos com medo que voltasse o Covid-19. Por isso começamos tão tarde, senão teria sido bem mais organizado”, fala Rosângela Santiago, vice-presidente do bloco da Luluzinha.
Já foram vendidos 350, mas a expectativa é que 500 se unam ao grupo para festejar. “Estamos felizes.Trabalhando para fazer o nosso melhor. Não temos recursos. Tudo é patrocínio. É muita vontade. Tenho muito amor pelo Carnaval”, afirma Rosângela. O grupo é dividido em pessoas que cuidam da parte dos acessórios, bordados e costura de forma voluntária.
Outros cinco blocos também se apresentam entre os dias 17 e 20 no Rincão. Eles são do Jaca, do JB, dos Amigos e dos Iakekerê. “Preparamos mais uma vez um carnaval diferente para atrair todos os públicos. Estamos animados e motivados e contamos com a presença de um grande público nos quatro dias, com segurança reforçada e muita animação para toda família”, comemora o secretário de Turismo, Fernando Casagrande. Na quinta-feira, 16, a tristeza foi enterrada no Rincão no 1° Enterro da Tristeza, dando início às festividades de Carnaval. Os participantes saíram às 21h da rua Paraná e seguiram até a beira-mar.
Com informações do TNSul