Geral

Combo meteorológico causa ‘nova rodada’ de chuva forte com ‘enxurradas’ de estragos para SC

Granizo, chuva forte e vendaval são previstos para Santa Catarina para os próximos dias, de acordo com a Defesa Civil

Foto: Reprodução/@Ricard0Pastrana/ND

O combo meteorológico unindo fluxo de calor e umidade proveniente da região amazônica deve continuar com a “enxurrada” de estragos em Santa Catarina para os próximos dias.

A previsão é da Defesa Civil do Estado, que afirma que pelo menos até este sábado (18) as chuvas devem continuar na maioria das regiões.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

De acordo com um alerta emitido pela pasta, são previstos raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, alagamentos e enxurradas pontuais.

Ainda segundo a Defesa Civil, são esperados acumulados de chuva entre 200 a 250 mm no Planalto Sul e Litoral Sul principalmente. No Grande Oeste, região da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí, os volumes de chuva variam entre 150 a 200 mm.

Nas demais regiões do estado, os acumulados esperados estão entre 60 a 120 mm especialmente nas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul, que podem ultrapassar essa média.

Acumulados de chuva

Nas últimas 12h o município que mais sofreu com as chuvas foi Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. Por lá, segundo a Defesa Civil já choveu 58.2 mm. Em seguida vem a cidade de Atalanta, também no Alto Vale, com 52 mm de chuva acumulados nas últimas 12h.

Em Erval Velho, no Oeste Catarinense, a chuva foi tanta que a rua virou um verdadeiro “rio” a céu aberto.

Os próximos dias

De acordo com a previsão da Defesa Civil, nesta sexta-feira (17), a chuva deve continuar no Estado.

A pasta prevê chuvas intensas, ventos robustos e eventual queda de granizo, em todas as regiões de Santa Catarina, com destaque para o Grande Oeste.

O risco é avaliado como moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

No sábado (18) a formação de uma nova frente fria no oceano, aliada a áreas de baixa pressão e ao fluxo contínuo de calor e umidade da região amazônica, continua trazendo chuvas para Santa Catarina.

Segundo a Defesa Civil, a precipitação se concentra nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul, enquanto tempestades podem ocorrer em todo o estado.

O risco é considerado moderado a alto para eventos como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Entre o domingo (19) e a segunda-feira (20), uma área de alta pressão avança sobre Santa Catarina o e tempo finalmente deve “limpar”. Isso porque essa área de alta pressão favorece o tempo firme com variação de nuvens no estado.

As manhãs passam a apresentar temperaturas mais amenas comparado aos dias anteriores, com mínimas entre 8°C e 14°C nos planaltos e regiões serranas.

Enxurrada de destruição

Oeste

Após intensas chuvas durante a madrugada e manhã desta quinta-feira (16), o município de Concórdia, localizado no Oeste de Santa Catarina, decidiu cancelar as aulas.

De acordo com a Defesa Civil, registrou-se um acumulado de 140 mm de chuva nas últimas 72 horas, com tempestades ocorrendo às 1h20 e às 4h40 desta madrugada.

A administração de Concórdia optou por suspender as aulas em função do volume significativo de chuva.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Em Barra Bonita e Guaraciaba, no Oeste, lonas foram entregues para auxiliar moradores impactados pelos eventos climáticos. Já a cidade de Maravilha registrou a queda de árvores na zona rural do município.

Em Seara, os bombeiros responderam a chamados às 5h desta quinta-feira para realizar o corte de árvores e a limpeza da SC-283, que ficou interditada após o temporal. Além disso, as equipes atenderam ocorrências em São Miguel do Oeste e Descanso.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Sábado deve ter sol em todas as regiões de SC, mas chance de chuva no litoral

As temperaturas devem ser as esperadas para o verão, mas sem aquecimento acentuado.

Sexta-feira tem sol em SC; tempo muda no fim de semana

Sábado deve ter chuva em algumas regiões. No domingo, chega uma massa de ar frio.

Temperaturas voltam a subir nesta segunda-feira e SC tem previsão de chuva rápida

A partir da tarde, irá ocorrer a passagem de uma frente fria no Sul e no Litoral.