Foram adotadas 12 crianças e adolescentes - algumas pertencentes a grupos de irmãos - por sete famílias ao longo de 2018.
A comarca de Tubarão registrou a adoção de 12 crianças e adolescentes – algumas pertencentes a grupos de irmãos – por sete famílias ao longo de 2018, na melhor performance desde 2012. Também por conta disso, o total de adoções realizadas, via Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo – CUIDA e Cadastro Nacional de Adoção – CNA, entre 2009 e 2018, alcançou o número de 79 crianças e adolescentes recebidas por famílias tubaroneses, 23 delas oriundas de cidades não abrangidas pela comarca e até mesmo de fora do Estado.
No mesmo sentido, algumas crianças da comarca foram encaminhadas para outras cidades durante esse período e não estão contabilizadas nesta estatística. Para a psicóloga Leda Pibernat Pereira da Silva, lotada na comarca de Tubarão, uma mudança de mentalidade por parte dos adotantes no que diz respeito ao perfil das crianças e adolescentes que serão adotados contribui para o crescente número. “Há dez anos a maioria das famílias aceitava somente crianças de até três anos e brancas, mas hoje em dia um percentual considerável já cogita adotar crianças de até oito anos e muitas já não fazem restrição quanto à cor/etnia”, exemplifica.
A realização de cursos preparatórios para a adoção, que se tornou obrigatório por meio da Lei 12.010/2009, e a maior divulgação sobre o assunto, segundo Leda, também contribuem para a desconstrução de preconceitos. “O tema está sendo gradativamente mais difundido na sociedade, aliado ao maior acesso à informação por parte da população, mas ainda temos um longo caminho pela frente”, explica a psicóloga. Atualmente, em Tubarão, são 74 famílias habilitadas para adoção na comarca, que também abrange a cidade de Pedras Grandes.
Algumas destas famílias já se encontram no estágio de convivência, previsto em lei, quando os adotantes e adotados são acompanhados pela equipe psicossocial nos primeiros meses de convivência e adaptação, para posteriormente a adoção ser efetivada. Moradores de Tubarão e Pedras Grandes que desejam iniciar o processo de habilitação para adoção podem procurar o setor de serviço social do Fórum da comarca de Tubarão, localizado na Rua Wenceslau Bráz, 560, bairro Vila Moema. O próximo curso de preparação para adoção acontecerá no mês de março.
Colaboração: Fernanda de Maman / Comunicação JPSC