Trânsito

Com obras, tráfego local muda em vias lindeiras à BR-101, em Tubarão

Rio Maina celebra Santo Agostinho e Santa Mônica

Foto: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC

O avanço das obras de construção de calçadas em via lindeira da BR-101 Sul, em Tubarão, modifica o espaço para circulação de veículos e pedestres. A plataforma de pistas tem uma das faixas de rolagem interrompida para abrigar a frente de trabalhos, o que requer atenção redobrada dos usuários que utilizarem as ruas laterais. Nesta quinta-feira, 17, há trabalhadores e equipamentos alocados próximo ao viaduto de acesso ao bairro São Cristóvão, no km 342,5.

A identificação das frentes de obras está definida pela sinalização provisória de obras, onde a logística de construção – escavadeiras, caminhões e trabalhadores, está exposta ao fluxo local de veículos e pessoas. A construção dos passeios públicos entre o km 341 ao km 345 da BR-101 começou na sexta-feira passada e vai continuar nos próximos dias, com condições de tempo estável. A construção dos passeios públicos (calçadas) em aglomerados urbanos lindeiros da BR-101 Sul catarinense fazem parte do programa de Melhoria das Travessias Urbanas, constante no conjunto dos 22 programas socioambientais e um Estudo do Plano Básico Ambiental das obras de duplicação.

Este programa tem como objetivo atuar sobre possíveis distorções no uso e ocupação do solo, na segregação urbana e intrusão visual. Isto é, o considerável aumento na circulação de veículos em tráfego de longo curso, aliado a velocidade constante, como é o caso da duplicação da rodovia federal em zona urbana, gera certo conflito entre o espaço viário e o espaço urbano. Isso acaba causando sérios impactos para motoristas e pedestres, pois afetam o desempenho operacional das pistas e provocam a perda da qualidade de vida dos núcleos urbanos.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC

Notícias Relacionadas

PRF apreende mais de seis quilos de cocaína após motorista fugir da fiscalização na BR-101, em Jaguaruna

A droga estava em um GM/Onix com placas de Criciúma, que não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade.

Estado anuncia R$ 8 milhões para recuperação de ruas de Criciúma que passam por obras da Casan

Em Criciúma o sistema de saneamento básico está sendo ampliado no Bairro São Luiz.

Obras interrompem tráfego de veículos em mais um trecho da rua Dr. Valdir Cotrin, em Lauro Müller

As obras fazem parte da segunda fase de construção de calçadas

Senador garante R$ 40 milhões e obras da Serra da Rocinha não sofrem ameaça