O avanço das obras de construção de calçadas em via lindeira da BR-101 Sul, em Tubarão, modifica o espaço para circulação de veículos e pedestres. A plataforma de pistas tem uma das faixas de rolagem interrompida para abrigar a frente de trabalhos, o que requer atenção redobrada dos usuários que utilizarem as ruas laterais. Nesta quinta-feira, 17, há trabalhadores e equipamentos alocados próximo ao viaduto de acesso ao bairro São Cristóvão, no km 342,5.
A identificação das frentes de obras está definida pela sinalização provisória de obras, onde a logística de construção – escavadeiras, caminhões e trabalhadores, está exposta ao fluxo local de veículos e pessoas. A construção dos passeios públicos entre o km 341 ao km 345 da BR-101 começou na sexta-feira passada e vai continuar nos próximos dias, com condições de tempo estável. A construção dos passeios públicos (calçadas) em aglomerados urbanos lindeiros da BR-101 Sul catarinense fazem parte do programa de Melhoria das Travessias Urbanas, constante no conjunto dos 22 programas socioambientais e um Estudo do Plano Básico Ambiental das obras de duplicação.
Este programa tem como objetivo atuar sobre possíveis distorções no uso e ocupação do solo, na segregação urbana e intrusão visual. Isto é, o considerável aumento na circulação de veículos em tráfego de longo curso, aliado a velocidade constante, como é o caso da duplicação da rodovia federal em zona urbana, gera certo conflito entre o espaço viário e o espaço urbano. Isso acaba causando sérios impactos para motoristas e pedestres, pois afetam o desempenho operacional das pistas e provocam a perda da qualidade de vida dos núcleos urbanos.
Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC