Longas filas marcam os locais de votação neste domingo em Santa Catarina. Eleitores registram demora de uma hora ou mais no que acaba sendo um exercício de paciência.
Diante da demora, eleitores que estão indo votar no período da tarde se preocupam caso passe das 17h (horário final da votação) e eles ainda estejam na fila.
No entanto, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) garante que, por mais que passe do horário, os eleitores que estiverem na fila vão votar normalmente mesmo após o fechamento do local de votação.
“Quem estiver na fila vai votar. Os eleitores vão receber uma senha e vão sendo chamados para votar, mesmo que o colégio feche após as 17h”, garante o TRE.
Urnas trocadas
Em Santa Catarina, 103 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas neste domingo (2), devido a algum problema. Outras 70 precisaram ser reiniciadas. Os dados são do TRE, com informações recebidas até as 11h40.
No total, o órgão contabiliza 239 ocorrências registradas nesta primeiras horas da manhã. Além das relacionadas às urnas, também há registros de ajuste ou troca de papel/bobina (17), troca de tomada (6), orientação a mesário (6), retorno de energia, entrou outras.
Conforme o TRE/SC os números são um consolidado do estado todo, e leva em consideração os dados repassados à coordenadoria de Eleições pelos cartório eleitorais.
Com informações do ND+