Geral

Com impostos reduzidos, Içara busca atrair novas empresas para a cidade

ISS de 2% entrou em vigor no começo deste ano e tem como objetivo incentivar o empreendedorismo içarense

Foto: Divulgação

Em vigor desde o começo do ano, duas novas leis em Içara já fazem a cidade colher frutos positivos. Com isso, cerca de 30 empresas abriram as portas no município por mês em 2022, além de 60 aberturas mensais de novas MEIs (Micro Empreendedor Individual). No fim de 2021, o Governo Municipal enviou para Câmara de Vereadores e sancionou a Lei 4.689, que dispõe sobre a concessão de alvará de localização e funcionamento aos escritórios virtuais, coworkings, business centers e similares, que marca uma visão estratégica de futuro.

“A lei busca incentivar o desenvolvimento, acompanhando o empreendedorismo e o crescimento da inovação tecnológica em Içara. Além disso, também foi sancionada a Lei 208 que reduz para 2% a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para os serviços de informática e congêneres. Com isso, Içara passa a ter um patamar semelhante a cidades de referência em Santa Catarina”, explica Márcio Folis, secretário Municipal da Fazenda.

Para criação da lei, a Administração Municipal contou com o auxílio da equipe da Associação Comercial e Industrial de Içara (ACII) que promoveu um grupo de trabalho realizou pesquisas, buscou referências em outros municípios e seguiu o movimento da inovação que existe em todo o mundo. “Estamos trazendo atrativos, para fomentar a vinda de novas empresas e agora, com essa redução no percentual do ISS estamos na frente, para receber as empresas de tecnologia que queiram investir em Içara. Prezamos também pela agilidade, para que o empresário não tenha dificuldades para abrir o seu negócio na cidade”, completa o secretário da Fazenda.

ACII quer cidade mais competitiva

A Associação Comercial e Industrial de Içara (ACII) – que contribuiu para a criação das leis quer que a cidade fique mais competitiva no mercado quando o assunto é atrair novas empresas. “Quando montamos o projeto e apresentamos para a Prefeitura, a administração foi atrás para ver a questão da arrecadação. Com a lei, buscamos criar igualdade tributária
para as empresas se instalarem em Içara.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Prefeitura realiza doação de terrenos para empresas e fomenta geração de empregos em Criciúma

Localizadas no Loteamento Industrial Vila Natureza, áreas foram destinadas para duas empresas. Objetivo é a geração de empregos e renda às famílias

Acic faz apelo para que empresas e comunidade permaneçam atentas aos cuidados com a Covid-19

Assunto foi tratado na noite dessa segunda-feira, 22, durante reunião de diretoria da entidade empresarial

Com olhar no futuro, empresas mantêm investimentos e geram novas vagas em meio à pandemia

Um bom exemplo é a Librelato, que existe desde 1969 e atua nos principais segmentos do transporte de carga e também exporta seus implementos para Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Equador, Peru e Bolívia. A empresa, que já recebeu o incentivo do Prodec em 2010, atualmente, conta com 130 vagas disponíveis.

Saldo positivo na abertura de empresas demonstra confiança empresarial na retomada econômica

Desde o início do ano, até 13 de maio, o estado conta com um saldo de 35.144 novas empresas, enquanto no mesmo período do ano passado foram 31.955 constituições.