Saúde

Com HRA fechado, demanda aumenta em outros hospitais

Foto: Divulgação

Com a paralisação total dos serviços no Hospital Regional de Araranguá (HRA), a demanda de atendimentos aumentou nas demais instituições de saúde da região ao longo das últimas semanas. É o caso do Hospital São José, de Criciúma, e também do São Donato, de Içara, que recebem a maior parte dos casos emergenciais enquanto a situação não é resolvida na principal unidade do Extremo Sul do Estado.

No Hospital São José, a demanda aumentou principalmente nos encaminhamentos cirúrgicos, como ortopedia e cirurgias gerais. Além disso, outros setores também foram afetados. “O Centro Obstétrico está além do limite, com 50% a mais do que a instituição atende”, aponta o diretor técnico do hospital, Raphael Elias Farias.

O Pronto Socorro da instituição também registrou aumento nos atendimentos após o fechamento do HRA, mas como a época é de baixa demanda, a situação está melhor controlada.

Maternidade está lotada

No Hospital São Donato o número de atendimentos também aumentou no setor de obstetrícia e no Pronto Socorro. “Até porque o Samu e a ambulância dos bombeiros encaminham a média complexidade para cá e a alta complexidade para o São José”, comenta o diretor administrativo da fundação filantrópica, Júlio César De Luca.

Na última sexta-feira, o hospital estava com a maternidade lotada. Apenas nos primeiros cinco dias do ano, a instituição já havia realizado 30 partos, o que era mais do que a média diária de 2017. Desse total, aproximadamente 33% eram casos da região de Araranguá.

Com informações site DN Sul

Notícias Relacionadas

Atendimento aos estudantes com atividades não presenciais alcança 97% da rede estadual de ensino

O relatório da Diretoria de Ensino da SED indica que 522.325, dos 537.584 alunos matriculados na rede, estão acessando as atividades remotas de forma virtual ou com os materiais impressos.

Verão SC: policiais argentinos chegam ao estado para auxiliar no atendimento a turistas

Serão três policiais da Província de Misiones, na Argentina, que ficarão no estado até o fim da alta temporada para auxílio em ocorrências e atendimentos que envolvam turistas do país vizinho.

Unibave renova período de isolamento social por mais sete dias

O atendimento ao público segue pelas plataformas digitais, por tempo indeterminado

Balneário Gaivota amplia atendimento na saúde e emite decreto com medidas mais rígidas

Novo decreto entra em vigência a partir deste sábado (25)