Geral

Com chuva e correnteza, trabalhos são prejudicados na nova ponte da BR-101

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT/SC informa que, por conta da chuva registrada no extremo-sul de Santa Catarina, o Rio Tubarão está com a vazão acima da normalidade, impossibilitando o avanço dos trabalhos de estaqueamento para construção da nova ponte para o traçado da BR-101. Com leito elevado e forte correnteza é impossível continuar com a balsa ancorada no rio, realizando a instalação das estacas. O tempo chuvoso interrompe, também, a construção dos pilares de sustentação da pista elevada.

Os trabalhos de estaqueamento foram interrompidos no final do primeiro bloco para construção dos pilares. Das 14 estacas necessárias neste apoio, dez foram cravadas. Ao todo, no leito do Rio Tubarão serão construídos três apoios – seis pilares, com 42 estacas de fixação. A instalação de estacas foi finalizada nos trechos em terra, nas cabeceiras Norte e Sul. Serão assentadas 92, sendo 14 unidades em cada um dos oito pilares. A profundidade média da cravação, conforme sondagem feita antes do início da obra, ficará em 25 metros. As estacas têm 12 metros de comprimento por 30 centímetros de largura e altura.

Os trabalhos vão retornar à normalidade nos próximos dias, com o retorno do tempo estável e com a normalização da correnteza do Rio Tubarão.

O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos é o responsável pela construção da nova ponte, do traçado antigo da BR-101 Sul, sobre o rio Tubarão. A estrutura está localizada no km 337,03 da rodovia federal, no município catarinense de Tubarão, entre os barros Morrotes e Fábio Silva. A estrutura antiga foi removida e uma nova está sendo construída. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto), recebendo somente o fluxo de veículos no sentido Sul-Norte.

Cuidados – As frentes de obras para construção da nova ponte sobre o Rio Tubarão, no km 337 da BR-101 Sul catarinense, contam com tapumes para isolar a movimentação de trabalhadores e equipamentos dos pedestres e motoristas. Esse isolamento foi feito nas margens da SC-390, na margem direita do rio e da rua Cândido Darela, margem esquerda. A entrada de pessoas não autorizadas é proibida.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC