Diferente da eleição de 2013, que foi bastante polêmica e com ânimos acirrados, a escolha da nova Mesa Diretora da Câmara de vereadores de Lauro Müller para o biênio 2015/2016, realizada na noite desta segunda-feira (15), às 19h, foi bastante tranquila e sem nenhum incidente.
Com o plenário lotado, a grande maioria lideranças e militantes do PMDB, os vereadores elegeram por unanimidade a única chapa apresentada para o pleito. Após a leitura dos nomes que formarão a nova mesa a partir do próximo ano, o presidente José Antonio De Bettio, declarou eleitos os novos membros.
O resultado foi ovacionado pela plateia, que aplaudiu os eleitos. Uma queima de fogos nos fundos do prédio da Câmara, anunciou a vitória peemedebista.
A nova mesa ficou assim composta: presidente – Manoel Leandro Filho, o Nél, vice-presidente – José Cambruzzi, o Zequinha, 1ª secretária – Ema Hofmann Benedet e 2º secretário Helder Velho.
Como o número de cargos na Mesa é somente quatro, o vereador Everaldo Ferreira da Silva aceitou ficar de fora da composição, em favor da unidade da bancada.
Apesar de ser o eleito, Nél não ocupará a presidência de início. Existe um acordo que divide o mandato. Nos primeiros seis meses de 2015, o vereador José Cambruzzi será o presidente, seguido de Ema e Helder. Só nos últimos seis meses do mandato, em 2016, é que Nél assumirá o comando do legislativo.
De Bettio desejou sucesso aos eleitos, destacando a união que existe entre os atuais vereadores. “Apesar das diferenças partidárias, nós trabalhos unidos nesta Casa. Nenhum projeto do executivo, que fosse de interesse do nosso povo, foi rejeitado. Agradeço o apoio que tive de todos os vereadores e servidores da Câmara, neste curto tempo que estive na presidência. Foi um aprendizado muito bom e que somou enormemente na minha vida pública. Desejo muito sucesso a nova mesa, que cada um que assumirá a cadeira de presidente, pois sabemos do acordo para dividir o mandato, possa desempenhar bem essa função de grande responsabilidade”, registrou o atual presidente.
Para o vereador Manoel Leandro Filho, o Nél, a vitória é resultado da união dentro do PMDB. “Agradeço aos colegas de bancada por confiarem na minha pessoa para ser o presidente desta Casa. Da mesma forma agradeço aos demais vereadores por elegerem a nossa chapa por unanimidade. Isso demonstra a união entre nós vereadores. Vou honrar esse cargo tão importante e espero desempenhar um bom trabalho, contando desde já com o apoio dos colegas, assim como foi com o atual presidente José Antonio De Bettio. Agradeço ainda ao meu partido o PMDB, pois essa vitória não é só dos vereadores, mas de todos os peemedebistas que estão unidos e trabalham para o engrandecimento do partido, liderados pelo nosso presidente Alexandre Guimarães”, destacou Nél, que já presidiu a Câmara em 2010, tendo sido eleito em 2009, mas dividiu o mandato com o vereador Helder Velho.
Recesso
A Câmara de Vereadores entrará em recesso parlamentar no próximo dia 22, devendo retornar as atividades legislativas no dia 2 de fevereiro de 2015. Neste período não ocorrem as sessões ordinárias, os vereadores só se reúnem em caso de convocação extraordinária. No entanto a Câmara não fecha, continua mantendo expediente.