Desde 2016, ela faz tratamento contra o câncer e dá exemplo de coragem e persistência.
Nem o câncer e a internação hospitalar impediram Vania Gonçalves Willrich, de 48 anos, de realizar o sonho de se formar em pedagogia. Debilitada e impedida de deixar a unidade de saúde por indicação médica, a professora de Blumenau, no Vale do Itajaí, recebeu o diploma na cama do hospital na quarta-feira (27). As informações foram divulgadas pelo G1 SC.
“Ela concluiu o curso com 100% de frequência, mesmo com as dores causadas pela doença, durante a quimioterapia e radioterapia, recusou-se a faltar aulas. Quando não conseguia dirigir, eu a levava à universidade e depois à sala de aula com uma cadeira de rodas. Da mesma forma, ela experimentou a toga e o vestido do baile. Foi muito emocionante vê-la concretizar esse sonho”, contou o marido Carlos Alberto Willrich.
Câncer
Conforme reportagem do G1 SC, Vânia recebeu em 2016 o diagnóstico de câncer de mama. Fez mastectomia, mas depois apareceram três tumores no cérebro, seguidos de tumores nas costas e na medula.
“Há 10 dias, ela está internada, muito debilitada. Nesta fase, os médicos informaram que não são indicadas cirurgia, quimio ou radioterapia. Agora, nosso esforço é para que ela não sinta dor, nem sofra. Nos orgulhamos da pessoa que ela é e o do exemplo que nos dá”, relatou o marido.
Dedicação
Antes de adoecer, Vania dividia a rotina entre os cuidados com a família, o trabalho como professora em uma escola de educação infantil e os estudos. “Em todo o tempo livre que tinha estava no computador, estudando, pesquisando e debatendo com os colegas. Quando tirava um 9 em uma disciplina, ficava revoltada, tentava entender por que não havia tirado um 10”, relatou o marido.