Sem Categoria

Com apenas 25 metros, praia em SC busca selo internacional de qualidade

Em 2025, a praia entra em seu segundo ano na fase piloto do programa

Foto: Aleson Padilha/ Prefeitura de Penha/ Divulgação

A Praia da Paciência, localizada em Penha, no litoral de Santa Catarina, é uma das menores do Brasil, com apenas 25 metros de extensão. Agora, o pequeno paraíso busca conquistar o cobiçado selo Bandeira Azul, certificação internacional que reconhece praias e marinas com excelência em gestão ambiental, qualidade da água e infraestrutura turística.

Em 2025, a praia entra em seu segundo ano na fase piloto do programa. Durante esse período, o município precisa implementar melhorias no local, que serão avaliadas por um júri especializado.

Critérios para o selo Bandeira Azul

Para obter o reconhecimento, a Praia da Paciência deve atender a 34 critérios, divididos em quatro pilares:

  • Qualidade da água 🌊
  • Gestão ambiental 🌿
  • Segurança 🚨
  • Educação ambiental 📚

Situada ao pé do Morro da Vigia, a praia é cercada por formações rochosas moldadas pela ação do mar e possui uma estreita faixa de areia. Durante o verão, o local costuma atrair muitos visitantes, enquanto no inverno é popular entre praticantes de pesca esportiva de costão.

Apesar de o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) não realizar a análise de balneabilidade da praia — por priorizar áreas mais suscetíveis à poluição —, a prefeitura anunciou que começará a realizar coletas de água ainda este ano. A ação será coordenada pela Secretaria de Turismo e pelo Instituto Municipal do Meio Ambiente de Penha (Imap) para atender aos requisitos do programa.

Como funciona a fase piloto

Ao ser certificada como praia piloto, a gestão municipal tem até dois anos para se adequar a todos os critérios exigidos. A avaliação internacional ocorre em setembro, e, caso aprovada, a Praia da Paciência receberá o selo e a Bandeira Azul em um evento previsto para o período entre o fim de novembro e o início de dezembro.

Em 2024, o Brasil conquistou 49 certificações no programa, sendo 25 delas em praias de Santa Catarina. A expectativa agora é que a Praia da Paciência entre para esse seleto grupo, colocando Penha no mapa das praias de destaque internacional.

Notícias Relacionadas

Criciúma vence o Mirassol-SP por 2 a 0 e avança às oitavas da Copa SP

Tragédia no Irã: O Acidente Aéreo com um Boeing 707

Fenômeno Social nos Estados Unidos: O Verão do Amor

Receita Federal garante que fiscalização do Pix não prejudicará autônomos

Nada mudará também para quem compartilha cartão de crédito