Empresa investe de forma constante na capacitação dos profissionais para que saibam como agir em caso de emergência.
A Carbonífera Catarinense segue firme na meta zero acidente. Para isso, a conscientização e capacitação dos profissionais é fundamental. Durante três dias de treinamento, os colaboradores aprenderam na teoria e na prática como agir em casos de emergência.
Simulados em superfície e em subsolo foram realizados de surpresa na empresa, a fim de pegar os funcionários desprevenidos e validar suas habilidades. Neste semestre, aproximadamente 45 brigadistas realizaram o curso, incluindo novos colaboradores e também os veteranos presentes na reciclagem.
Para o treinamento do grupo formado por funcionários da empresa, é realizada a inscrição de forma voluntária. Todos os turnos possuem e setores possuem brigadistas e um técnico e segurança. Além disso, a empresa conta com os equipamentos necessários, tais como ambulância, maca rígida, vestimentas e entre outros itens. Os brigadistas passam por reciclagem semestralmente e treinamentos a cada 2 meses no máximo, para que estejam aptos e o simulado ocorre de forma anual.
O batalhão mais próximo do Corpo de Bombeiros fica em Orleans. Sendo assim, o tempo de deslocamento da guarnição é de 25 minutos, aproximadamente, em um trajeto de 20 quilômetros. Por este motivo, é fundamental a preocupação por parte da empresa para preparar seus profissionais a atuaram em caso de acidentes com vítima ou princípio de incêndio. Este tipo de prevenção salva vidas e evita grandes prejuízos.