Olá, queridos leitores! Para começar a nossa coluna de Moda, gostaria de fazer uma breve introdução sobre o que é a Moda e onde tudo começou. Vamos aprender um pouquinho?
A Moda possui muitos significados, ela vem do latim modus, e significa “comportamento”, “maneira” e “modo”. Em inglês ela é usada como fashion, que vem do latim factio, que significa “fazendo” ou “fabricando”.
Mas de onde ela surgiu? Quem deu início ao universo da Moda? Na França de Maria Antonieta, o primeiro ícone da moda foi Luís XIV, Rei do Sol. No século XVII, graças a sua vaidade, a França se tornou o centro ditador da moda. Podemos notar que os grandes desfiles começam sempre lá, com o Paris Fashion Week, onde muitas tendências são reveladas aos profissionais da área, e levados até nós consumidores.
Apenas os nobres tinham acesso a moda, e os burgueses comerciantes começaram a copiar tecidos e modelos para seu dia a dia também. Esse acesso da burguesia fez com que os nobres mudassem suas vestes com mais frequência, tentando sempre estar diferenciado.
Não posso deixar de lembrar que, no final da Idade Média, a moda começou a se desenvolver, e as tendências naquela época mudavam muito lentamente, eram em torno de 40, 50 anos até que houvesse uma mudança. Hoje, graças à rapidez que temos com o acesso à informação, a moda acelerou de uma maneira assustadora. A cada seis meses, novas tendências surgem, inspiradas em estilos, arte, culturas, sociologia e política.
Afinal, o que é a moda? É a tendência de consumo da atualidade, composta por diversos estilos. Estilo é algo pessoal, é a forma como você se apresenta para o mundo, é a sua personalidade, seu jeito, o que você quer passar para quem está ao seu redor. Você pode estar usando roupas da moda, seguindo tendências, mas não perder seu estilo.
Ainda existe muito preconceito com a moda, por ela ter a ver com a aparência, as pessoas acreditam ser algo superficial, que é muitas vezes usada para iludir ou disfarçar sua verdadeira identidade. Muitas pessoas sentem-se fora da moda, mas a moda está em todo lugar: nos guetos, nichos, alternativa, anticonformista, contracultura, enfim, todos estão, automaticamente, incluídos na moda!
Espero que todos tenham aprendido um pouco sobre o que é a Moda, de onde ela surgiu, e lembrando sempre que o que mais vale é ser original e ter estilo próprio!
“Moda é se vestir com o que está em alta; estilo é ser você mesmo!” Oscar de La Renta.