Recentemente, tivemos dois casos de Leishmaniose visceral em humanos e muitos cães infectados em Florianópolis, o que nos mostra que o perigo está próximo. A Leishmaniose trata-se de uma zoonose transmitida pela fêmea do mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, transmite um protozoário de nome leishmania (Leishmania infantum).
O mosquito transmite a doença se estiver contaminado com o sangue de um hospedeiro infectado, geralmente, os cães. A leishmaniose também conhecida como Calazar pode ter manifestações cutânea ou visceral, esta última atacando principalmente a medula óssea, fígado e o baço.

Foto: Divulgação
O cão não consegue transmitir a doença ao ser humano ou vice-versa, mas ele torna-se um hospedeiro para o resto da vida, sendo capaz de transmitir o protozoário ao mosquito caso seja picado. Uma vez contaminado, o mosquito vem a infectar os seres humanos.

Foto: Divulgação
Os sinais clínicos nos cães incluem: emagrecimento, enfraquecimento dos pelos, apatia, descamação na região dos olhos e focinho, crescimento exagerado das unhas, diarreia, hemorragia intestinal e aumento do volume abdominal.
Já os humanos apresentam: febre intermitente, fraqueza, perda de apetite, anemia, palidez, sangramento na boca, aumento do volume abdominal, diarreia e problemas respiratórios.
Por isso, é de extrema importância a prevenção desta doença antes que se torne endêmica em nossa região. Mas como prevenir? Abaixo estão algumas dicas para deixar seu animal e você livre desta doença:
1. Vacina: Procure o médico veterinário de sua confiança e faça a vacina preventiva no seu animal.
2. Repelente: Existem coleiras com Deltametrina a 4% ideais para repelir os insetos e impedir a picada do mosquito. Fique de olho no prazo de validade para que ela não perca a sua ação!
3. Higiene do terreno: Mantenha sempre seu quintal livre de sujeira, lixo e recipientes que acumulem água para evitar a proliferação dos mosquitos, principalmente em regiões úmidas e com sombra.
4. Proteção: Se for adepto de alguma atividade dentro de matas ou próximo utilize sempre roupas compridas e sapato fechado.