O governador de Santa Catarina Raimundo Colombo participou na manhã desta segunda-feira (10), do evento que inaugurou a criação de grupo tático especial de intervenção nas cadeias do Estado. No evento, que aconteceu na sede do Departamento de Departamento de Administração Prisional – Deap, em Palhoça, na Grande Florianópolis, também foram entregues 21 viaturas adaptadas para o transporte de presos.
A tropa com cerca de 20 agentes penitenciários ficará alocada no presídio de São Pedro de Alcântara, mas deve será deslocada para trabalhar nos demais presídios do Estado quando houver necessidade. De acordo com o Colombo, a Secretaria de Segurança Pública – SSP reconhece que há necessidade de mais efetivo no Estado. No entanto, a contratação de mais policiais só deve acontecer no fim do ano.
“Assim que houver uma melhoria na receita haverá uma maior condição de contratação. Isso deve ficar para o segundo semestre”, disse Colombo.
O grupo tático criado pelo governo integrará a política de formação e capacitação profissional implantada na Academia de Justiça e Cidadania – Acadejuc no ano passado. A expectativa do governo estadual é trazer mais segurança e melhorar as condições nas unidades de segurança. As viaturas foram enviadas pelo Departamento Penitenciário Nacional – Depen e custaram aos cofres do governo federal R$ 3.746.127,00.
Após a solenidade de entrega das viaturas, o governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Moreira visitaram o Centro de Ações Penitenciárias do Deap. No local, as unidades prisionais são monitoradas através do circuito fechado de TV.
Com informações do site ClicRBS