Geral

Colisão Contra a Montanha: O Trágico Acidente do Voo United Airlines 2860

Foto – Divulgação

Operado por um McDonnell Douglas DC-8-54AF, registro N8047U, o voo United Airlines 2860 frequentemente realizava a rota de San Francisco a Chicago, com uma escala em Salt Lake City, nos Estados Unidos. No dia 18 de dezembro de 1977, durante uma de suas viagens, o avião se chocou contra uma montanha, matando instantaneamente todos os três tripulantes.

O voo saiu de San Francisco por volta das 15h01min e, quando estava sobre Salt Lake City, informou ao aeroporto que estavam ocorrendo problemas elétricos na aeronave e que entrariam em contato com a equipe de manutenção da empresa antes do pouso. Entrando em uma órbita padrão, a aeronave acabou saindo do controle de aproximação, entrando em uma área de terrenos elevados e perigosos. Logo após entrarem em contato com a equipe de manutenção, decidiram voltar a se comunicarem com a torre em Salt Lake para que preparassem um apoio de emergência em solo. O controlador de tráfego aéreo percebeu que eles estavam em uma área de risco e instruiu a aeronave a curvar para o lado esquerdo e, posteriormente, subir para 8.000 pés de altura; porém, a aeronave não subiu a tempo quantidade informada pelo controlador e chocou-se contra uma montanha a 7.200 pés.

Equipes de resgate, organizadas pelo escritório do Xerife da cidade de Farmington, rapidamente se deslocaram ao local do acidente, onde encontraram uma série de destroços do avião e todos os três tripulantes mortos. A causa do acidente foi uma falha de comunicação entre a tripulação e o controlador de tráfego aéreo, pois naquela noite a visibilidade não estava boa, o que dificultava a percepção da altitude da aeronave em relação ao terreno. Além disso, o controlador de voo solicitou, a uma distância muito próxima da montanha, que a aeronave subisse, o que fez com que se chocassem segundos depois.

Esse acidente, como muitos outros na história da aviação dos Estados Unidos, resultou na implementação de melhorias nos sistemas de segurança, bem como na comunicação entre aeronaves e a torre de comando.

Fonte consultada:

WIKIPÉDIA. Voo United Airlines 2860. Disponível em https://pt.wikipedia.or/wiki/Voo_United_Airlines_2860 Acesso em 18 dez. 2024.

Notícias Relacionadas

Nova etapa de detonação programada para esta quinta (19) em Capivari de Baixo

Ação é realizada pela CCR ViaCostira e acontece no km 329 da rodovia BR-101 Sul/SC

Trenzinho da Alegria espalha magia do Natal nas comunidades atendidas pela Coopercocal

A iniciativa emocionou famílias em cada parada, conectando a cooperativa ainda mais à comunidade

Trecho da BR-101 em SC é o mais perigoso do Brasil, aponta estudo

O levantamento feito pela CNT revelou que o trecho entre os quilômetros 200 e 210 da BR-101, em Santa Catarina, é o líder em acidentes de trânsito no Brasil.

Operação mira grupo suspeito de furtar 100 carros de luxo em SC

Após os furtos, os automóveis eram enviados ao Paraná, onde eram adulterados e repassados para outros destinos.